Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/23011
Título: | Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar |
Autor: | Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias |
Orientador: | Mendes, António Neto |
Palavras-chave: | Administração escolar Organização escolar Gestão estratégica Diretores de estabelecimento de ensino Representação social - Professores |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, altera
significativamente o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos
estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e
secundário, anteriormente regulado pelo Decreto de Lei n.º 115 – A/98, de 04
de maio. A transição de um modelo de gestão colegial para um modelo em
que a figura do diretor, enquanto órgão unipessoal, passa a ser central,
modifica substancialmente o modelo de gestão de escolas.
O diretor é eleito pelo conselho geral, órgão que pretende ser representativo
da comunidade educativa, do qual fazem parte, naturalmente, os docentes.
Considerando que este é um grupo, não só pelo número de representantes no
conselho geral, como também pela proximidade profissional, determinante na
eleição do diretor, julgamos relevante estudar as representações sociais que
os docentes têm da figura de diretor escolar.
A metodologia utilizada foi específica do campo das representações sociais,
numa perspetiva predominantemente quantitativa, dando especial ênfase à
Teoria do Núcleo Central de Abric. Os instrumentos de recolha de dados foram
a evocação livre e a escala de atitudes e opiniões, na forma de questionário de
perfil.
Na análise e discussão de dados foram identificados os elementos
constituintes do núcleo central da representação social de diretor, bem como
os elementos pertencentes ao sistema periférico da representação. A
interpretação dos dados do questionário de perfil permitiu, por um lado,
corroborar as conclusões relativas à constituição da representação, mas, por
outro, suscita uma série de novas questões e reflexões que não se
encontravam, inicialmente, no foco da investigação.
Foi possível identificar os elementos constituintes da representação social de
diretor sob o ponto de vista dos inquiridos, verificando a sua conotação
positiva para a generalidade dos docentes e identificando as características
privilegiadas pelos professores na escolha do diretor. Estas conclusões foram
depois analisadas à luz da atual legislação que estabelece o regime jurídico de
autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da
educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no que ao diretor diz
respeito. The Decree-Law 75/2008, of April 22nd, brings significant amendments to the legal regime concerning the autonomy, administration and management of preschool, primary and secondary public schools, formerly regulated by Decree- Law 115 - A/98, of May 4th. Changing from a collegiate structure management to a management where the figure of the director, as an individual, becomes central, substantially alters the model of school management. The director is elected by the Board, which is supposed to be representative of the education community, teachers obviously included. As a decisive group in the election of the director, not only by the number of representatives in the Board, but also by the professional proximity, we consider it relevant to study the social idea teachers have of the figure of the school director. The methodology used was specific for the field of social representations in a predominantly quantitative perspective with emphasis on Abric's Central Nucleus Theory. As instruments for data collection was used a profile questionnaire based on free evocation and attitudes and opinion scale. The core and peripheral elements of the social representation of the director were identified for the data analysis and discussion. The interpretation of the data of the profile questionnaire allowed to corroborate the conclusions as to the setting up of that representation and arouse an amount of new issues and reflections initially not included in the field of investigation. Verifying the positive connotation for the teachers' generality and identifying the main preferential characteristics of the director it was possible to identify the elements of the social representation of the director from the perspective of the respondents. These conclusions were thereafter analyzed in the light of the current legislation establishing the legal regime of autonomy, administration and management of pre-school, primary and secondary public schools as far as the director is concerned |
Descrição: | Mestrado em Educação e Formação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/23011 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.