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Título: Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar
Autor: Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias
Orientador: Mendes, António Neto
Palavras-chave: Administração escolar
Organização escolar
Gestão estratégica
Diretores de estabelecimento de ensino
Representação social - Professores
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A publicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, altera significativamente o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, anteriormente regulado pelo Decreto de Lei n.º 115 – A/98, de 04 de maio. A transição de um modelo de gestão colegial para um modelo em que a figura do diretor, enquanto órgão unipessoal, passa a ser central, modifica substancialmente o modelo de gestão de escolas. O diretor é eleito pelo conselho geral, órgão que pretende ser representativo da comunidade educativa, do qual fazem parte, naturalmente, os docentes. Considerando que este é um grupo, não só pelo número de representantes no conselho geral, como também pela proximidade profissional, determinante na eleição do diretor, julgamos relevante estudar as representações sociais que os docentes têm da figura de diretor escolar. A metodologia utilizada foi específica do campo das representações sociais, numa perspetiva predominantemente quantitativa, dando especial ênfase à Teoria do Núcleo Central de Abric. Os instrumentos de recolha de dados foram a evocação livre e a escala de atitudes e opiniões, na forma de questionário de perfil. Na análise e discussão de dados foram identificados os elementos constituintes do núcleo central da representação social de diretor, bem como os elementos pertencentes ao sistema periférico da representação. A interpretação dos dados do questionário de perfil permitiu, por um lado, corroborar as conclusões relativas à constituição da representação, mas, por outro, suscita uma série de novas questões e reflexões que não se encontravam, inicialmente, no foco da investigação. Foi possível identificar os elementos constituintes da representação social de diretor sob o ponto de vista dos inquiridos, verificando a sua conotação positiva para a generalidade dos docentes e identificando as características privilegiadas pelos professores na escolha do diretor. Estas conclusões foram depois analisadas à luz da atual legislação que estabelece o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no que ao diretor diz respeito.
The Decree-Law 75/2008, of April 22nd, brings significant amendments to the legal regime concerning the autonomy, administration and management of preschool, primary and secondary public schools, formerly regulated by Decree- Law 115 - A/98, of May 4th. Changing from a collegiate structure management to a management where the figure of the director, as an individual, becomes central, substantially alters the model of school management. The director is elected by the Board, which is supposed to be representative of the education community, teachers obviously included. As a decisive group in the election of the director, not only by the number of representatives in the Board, but also by the professional proximity, we consider it relevant to study the social idea teachers have of the figure of the school director. The methodology used was specific for the field of social representations in a predominantly quantitative perspective with emphasis on Abric's Central Nucleus Theory. As instruments for data collection was used a profile questionnaire based on free evocation and attitudes and opinion scale. The core and peripheral elements of the social representation of the director were identified for the data analysis and discussion. The interpretation of the data of the profile questionnaire allowed to corroborate the conclusions as to the setting up of that representation and arouse an amount of new issues and reflections initially not included in the field of investigation. Verifying the positive connotation for the teachers' generality and identifying the main preferential characteristics of the director it was possible to identify the elements of the social representation of the director from the perspective of the respondents. These conclusions were thereafter analyzed in the light of the current legislation establishing the legal regime of autonomy, administration and management of pre-school, primary and secondary public schools as far as the director is concerned
Descrição: Mestrado em Educação e Formação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/23011
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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