Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22997
Título: Multicultural picturebooks no desenvolvimento da relação com o outro em aula de inglês do 1º CEB
Autor: Pinto, Ana Catarina Glória
Orientador: Simões, Ana Raquel
Palavras-chave: Ensino de línguas
Diversidade linguística
Educação intercultural
Língua inglesa - Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
Livros ilustrados
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo encontra-se relacionado com a temática da educação intercultural, e teve como principal objetivo compreender de que forma a leitura de multicultural picturebooks desenvolve capacidades de interpretação e relacionamento com o Outro. De modo a dar resposta ao objetivo definido para o nosso estudo, concebemos e desenvolvemos um projeto de intervenção didática numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, no contexto da área disciplinar de Inglês. Ao longo das sessões, desenvolvemos um trabalho com os/as alunos/as baseado em conhecimentos sobre línguas, culturas e o mundo; bem como na leitura de multicultural picturebooks, nomeadamente no que diz respeito a capacidades de compreensão inferencial e de relacionamento com Outro. Adotando a metodologia de investigação-ação, recolhemos os dados a partir de instrumentos, como a observação de tipo participante, os registos de videogravação e fotográficos, as fichas de trabalho e de autoavaliação. Através da análise e interpretação dos dados, concluímos que a leitura de multicultural picturebooks permitiu desenvolver um conhecimento mais profundo da diversidade linguística e cultural, bem como capacidades de compreensão inferencial, a partir do texto verbal e icónico, sendo que os/as alunos/as conseguiram colocar-se no lugar das personagens, depreendendo aspetos da sua vida, hábitos e costumes, crenças, modos de expressão e sentimentos, e comparando com os próprios. Os participantes foram também capazes de identificar palavras em outras línguas e de estabelecer um diálogo sobre os assuntos tratados, mobilizando conhecimentos de língua inglesa. Através do trabalho realizado a partir dos textos, verificámos que os/as alunos/os criaram empatia com as personagens, adotando uma perspetiva de alteridade, que permitiu desenvolver atitudes de abertura, respeito e curiosidade em relação ao Outro
The present study is related to the theme of intercultural education and had as main purpose to understand how the reading of multicultural picturebooks can develop skills of interpretation and of relationship with the Other. In order to meet the set purpose of our study, we designed and developed a didactical intervention project on a group of children in 3rd grade of primary education, in the context of the English class. Throughout the sessions, we have developed with the students a work based on knowledge about languages, cultures and the world; and on the reading of multicultural picturebooks, particularly in what regards the skills of inferential comprehension and relationship with the Other. Following an action-research methodology, we have collected data through several instruments: participant observation, audiovisual and photographic records, worksheets and self-evaluation. The data analysis and interpretation allowed us to conclude that the reading of multicultural picturebooks developed knowledge about language and cultural diversity. The students also developed skills of inferential comprehension, regarding the verbal and iconic texts, which led them to put themselves in the place of the characters, deducing aspects of their habits, traditions, beliefs, forms of expression and feelings, which they were able to compare with their own. The participants were also able to identify words in other languages and to establish a dialogue about the approached subjects, using knowledge of the English language. The work based on the reading-comprehension of the picturebooks led the students to create empathy with the characters, which made them adopt the perspective of the Other and consequently develop attitudes of openness, respect and curiosity towards the Other.
Descrição: Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/22997
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf14.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.