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dc.contributor.advisorAzevedo, Graçapt
dc.contributor.advisorOliveira, Jonas da Silvapt
dc.contributor.authorDias, Sara Raquel Pinto Marcelinopt
dc.date.accessioned2018-04-26T09:06:09Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22978-
dc.descriptionMestrado em Contabilidade - Auditoriapt
dc.description.abstractNa situação económica que hoje vivemos os utilizadores da informação financeira são cada vez menos confiantes e mais exigentes. Assim, a utilização de estratégias de impression management passam a ser um dos recursos implementados pelas empresas, para transmitir mais confiança. O presente trabalho pretende calcular o indíce de discrepância gráfica, dos gráficos de natureza financeira incluídos no relatório de gestão das empresas portuguesas com valores admitidos à negociação na Euronext Lisbon, entre os anos de 2010 a 2015. Foram ainda analisadas quais as variáveis independentes, dimensão, endividamento, redibilidade, tipo de auditor e setor de atividade, que se relacionam com indíce de discrepância gráfica. Para o efeito foi efetuada uma análise de conteúdo dos relatórios de gestão e financeiros, no ano de 2010 a 2015, seguindo-se uma análise de regressão. Este estudo demonstra que a informação contida nos gráficos de natureza financeira incluídos nos relatórios de gestão das empresas portuguesas com valores admitidos à negociação na bolsa de valores são relevantes para os utilizadores, contudo não foi possível avaliar se alguma das variáveis independentes da amostra, se relaciona com o indíce de discrepância gráfica, uma vez que os resultados foram inconclusivos.pt
dc.description.abstractFacing the current economic situation, the users of the financial situation are becoming less confident and more demanding. Thus, the use of strategies of Impression Management becomes one of the resources implemented by companies to convey more confidence. The present assignment aims to calculate the index of graphical discrepancy, of graphs of financial nature, included in the report of management of Portuguese companies, with figures admitted to trading, in the Euronext Lisbon, between 2010 and 2015. It was also analyzed which independent variables, dimension, indebtedness, profitability, type of auditor and sector of activity that are related to the index of graphical discrepancy. For this purpose, a content analysis of the management and financial reports was carried out, from 2010 to 2015, followed by a regression analysis. This study demonstrates that the information contained in the graphs of financial nature, included in the reports of management of the Portuguese companies with figures admitted to trading on the stock exchange, are relevant for the users; however, it was not possible to evaluate if any of the independent variables of the sample is related to the graphical discrepancy index, since the results were not conclusivept
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectInformação financeirapt
dc.subjectGestão de empresaspt
dc.subjectFinançaspt
dc.subject.otherImpression managementpt
dc.subject.otherÍndice de discrepância gráficapt
dc.subject.otherLegitimidadept
dc.titleA utilização dos gráficos financeiros com estratégias de Impression Managementpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2020-01-05T10:00:00Z-
dc.identifier.tid201946360-
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UA - Dissertações de mestrado

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