Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt
dc.contributor.authorCustódio, Mónica Isabel Bentopt
dc.date.accessioned2018-04-23T13:30:35Z-
dc.date.available2018-04-23T13:30:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22941-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente relatório expressa o trabalho desenvolvido no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB da Universidade de Aveiro, constituída pelas unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. A investigação / intervenção reportada decorreu em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o principal objetivo de promover práticas de aprendizagem cooperativa num grupo de crianças a frequentar o 3º ano de escolaridade. Como tal, foram realizados diversos trabalhos em grupo, visando a promoção de aprendizagens nas diferentes áreas de conteúdo, e salvaguardando a oportunidade de observar e refletir acerca dos processos em curso e dos produtos alcançados através de cada trabalho desenvolvido. No sentido de avaliar a perceção e satisfação das crianças face às experiências vividas, foram realizadas entrevistas em dinâmica de focus group, respeitando-se a constituição dos grupos de trabalho; cada grupo foi entrevistado separadamente e toda a entrevista foi gravada em vídeo e áudio e detalhamente transcrita. A investigação / intervenção realizada permitiu evidenciar o quão importante é proporcionar às crianças oportunidades de aprendizagem em contexto de cooperação com os seus pares. Esta confere mais riqueza, mais significado e coerência, às descobertas e construções da criança, recomendando-se a sua implementação desde os primeiros anos de frequência de contextos formais de Educação.pt
dc.description.abstractThis report expresses the work developed within the scope of the Supervised Teaching Practice component of the Master on Early Childhood and Primary Education, at the University of Aveiro, consisting of the Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar courses. The reported research / intervention took place in a Primary School, with a group of children at third grade, with the main objective of promoting cooperative learning dynamics. As such, several team work opportunities have been carried out, aiming to promote learning in the different content areas, and offering the opportunity to observe and reflect upon the ongoing processes and achieved results. In order to evaluate children's perception and satisfaction in the face of their experiences, focus group interviews were conducted, respecting the constitution of working groups; each group was interviewed separately and the whole interview was recorded in video and audio and transcribed in detail. The research / intervention carried out showed how important it is to provide opportunities for children to learn in the context of cooperation with their peers. This confers meaning and coherence to the discoveries and constructions of the child, enriching his/her experience. Thus, its implementation is recommended from the earliest years of attendance of formal educational contexts.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem cooperativapt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectEstrategias de aprendizagempt
dc.subjectTrabalho de grupopt
dc.subjectPráticas educativaspt
dc.subject.otherAbordagem experiencial/processual em educaçãopt
dc.subject.otherAprendizagem cooperativapt
dc.subject.otherTrabalho em grupopt
dc.titleAprendizagem cooperativa no 1º CEB e abordagem experimental no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201941473-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.