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http://hdl.handle.net/10773/22928
Title: | Avaliação de desempenho docente no Brasil: um estudo na Superintendência Regional de Ensino de Janaúba no norte do Estado de Minas Gerais |
Author: | Costa, Aline Marques da |
Advisor: | Costa, Jorge Adelino |
Keywords: | Política educativa Avaliação de professores - Brasil Desenvolvimento de competências Avaliação de desempenho Profissão docente |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta pesquisa analisa e discute o processo de avaliação de
desempenho docente a partir de um modelo implementado no
Estado de Minas Gerais, Brasil, na última década. Para tanto, o
trabalho focaliza-se na problemática das políticas de incentivo
na carreira docente, qualidade de ensino e obrigação dos
resultados, na perspetiva dos servidores da Superintendência
Regional de Ensino (SRE) de Janaúba, MG, Brasil. Os dados
relativos a essa temática foram obtidos por meio da aplicação
de um questionário a 1109 servidores dessa SRE distribuídos
em 36 escolas da rede estadual de ensino. Por meio de análise
quantitativa, foi possível verificar que os sujeitos participantes
deste estudo consideram, de maneira geral, que o processo de
aplicação e a estruturação do Sistema de Avaliação não produz
o seu efeito esperado, apesar de aplicado sistematicamente.
Além disso, acreditam que sua estruturação é composta de
itens que podem auxiliar o docente no seu trabalho, e que esse
processo deveria ser inovador e estimulante, apesar de tal
situação não ocorrer de fato. Embora pesem incoerências que
permearam diversas respostas presentes nos questionários
analisados, os servidores participantes da pesquisa
demonstram ter a opinião de que o mecanismo de Avaliação de
Desempenho mostra-se necessário, mas carece de ajustes e
ainda gera poucos benefícios. This paper aims to analyze and to discuss the assessment process of teacher’s performance considering an implanted model in the State of Minas Gerais, Brazil, over the last decade. In order to do this, this research focus on the problem relating to the politics of incentive in the teaching career, to the quality of the teaching process and to the necessity to achieve positive results in the perspective of employees of the Superintendência Regional de Ensino (SRE) of Janaúba, a town located in Minas Gerais State. The data related to this theme have been obtained by executing surveys with 1109 employees of this mentioned SRE distributed over 36 schools of the public education system of the State of Minas Gerais. By a quantitative and qualitative analysis, it is possible to verify that the participants of this research consider, generally, that the process of executing and structuring the Assessment System do not make the expected effect, though it is systematically executed. In addition, they believe that his structure is composed by some items that may help the teachers in his work, and that this process should be innovative and stimulant, although this situation is not the reality. Despite of the incoherencies presented in several answers in the analyzed surveys, the employees participants of this research think that the mechanism of Performance Assessment is necessary, but needs adjustments and promote few benefits. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22928 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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