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dc.contributor.advisorCosta, Jorge Adelinopt
dc.contributor.authorCosta, Aline Marques dapt
dc.date.accessioned2018-04-20T09:05:09Z-
dc.date.available2018-04-20T09:05:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22928-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa e discute o processo de avaliação de desempenho docente a partir de um modelo implementado no Estado de Minas Gerais, Brasil, na última década. Para tanto, o trabalho focaliza-se na problemática das políticas de incentivo na carreira docente, qualidade de ensino e obrigação dos resultados, na perspetiva dos servidores da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba, MG, Brasil. Os dados relativos a essa temática foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a 1109 servidores dessa SRE distribuídos em 36 escolas da rede estadual de ensino. Por meio de análise quantitativa, foi possível verificar que os sujeitos participantes deste estudo consideram, de maneira geral, que o processo de aplicação e a estruturação do Sistema de Avaliação não produz o seu efeito esperado, apesar de aplicado sistematicamente. Além disso, acreditam que sua estruturação é composta de itens que podem auxiliar o docente no seu trabalho, e que esse processo deveria ser inovador e estimulante, apesar de tal situação não ocorrer de fato. Embora pesem incoerências que permearam diversas respostas presentes nos questionários analisados, os servidores participantes da pesquisa demonstram ter a opinião de que o mecanismo de Avaliação de Desempenho mostra-se necessário, mas carece de ajustes e ainda gera poucos benefícios.pt
dc.description.abstractThis paper aims to analyze and to discuss the assessment process of teacher’s performance considering an implanted model in the State of Minas Gerais, Brazil, over the last decade. In order to do this, this research focus on the problem relating to the politics of incentive in the teaching career, to the quality of the teaching process and to the necessity to achieve positive results in the perspective of employees of the Superintendência Regional de Ensino (SRE) of Janaúba, a town located in Minas Gerais State. The data related to this theme have been obtained by executing surveys with 1109 employees of this mentioned SRE distributed over 36 schools of the public education system of the State of Minas Gerais. By a quantitative and qualitative analysis, it is possible to verify that the participants of this research consider, generally, that the process of executing and structuring the Assessment System do not make the expected effect, though it is systematically executed. In addition, they believe that his structure is composed by some items that may help the teachers in his work, and that this process should be innovative and stimulant, although this situation is not the reality. Despite of the incoherencies presented in several answers in the analyzed surveys, the employees participants of this research think that the mechanism of Performance Assessment is necessary, but needs adjustments and promote few benefits.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolítica educativapt
dc.subjectAvaliação de professores - Brasilpt
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt
dc.subjectAvaliação de desempenhopt
dc.subjectProfissão docentept
dc.subject.otherDesempenho docentept
dc.subject.otherAvaliação de professorespt
dc.subject.otherBrasilpt
dc.titleAvaliação de desempenho docente no Brasil: um estudo na Superintendência Regional de Ensino de Janaúba no norte do Estado de Minas Geraispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201941597-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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