Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22912
Title: Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
Author: Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues
Advisor: Picado, Carlos Francisco da Cunha
Keywords: Marketing
Desportos
Andebol - Aveiro
Defense Date: 2018
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção.
The present project work has the general aim of eleborating a Marketing plan for the Handball Association of Aveiro. Its specific objectives are to carry out a diagnostic analysis of its situation, defining objectives, establishing strategies, delineating an operational plan and implementing part of it. Concercing the methods used, this work was based on primary data, namely, interviews and the carried out works according to the chosen marketing plan; as well as secondary data, like the history of the Aveiro’s Handball Association. In order to meet our project requirements, we performed a thorough review of the literature on Marketing, Service Marketing and Sports Marketing and then analyzed and adapted marketing models proposed by some of the main authors. This thesis proposes the transformation of the Handball Association of Aveiro into an outstanding and proactive association in the technological-digital and physical world, consequently, generating funds for itself and its the region, increasing its competitive value compared to other sports and same modality institutions. According to data collected over conducted interviews and social networks in the collaboration-intervention period, we consider that the initially proposed aims for this project work were accomplished by developing and initiating a Marketing intervention plan which gave the Association greater visibility and interaction with its comunity.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/22912
Appears in Collections:ISCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf48.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.