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Título: Análise do fluxo dos utentes nas urgências do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E.
Autor: Ramalho, Natália da Costa
Orientador: Santinha, Gonçalo Alves de Sousa
Rocha, Eugénio Alexandre Miguel
Palavras-chave: Administração e gestão pública
Gestão hospitalar - Centro Hospitalar Baixo Vouga (Portugal)
Medicina de urgência
Satisfação dos clientes - Avaliação da qualidade - Centro Hospitalar Baixo Vouga (Portugal)
Hospitais - Centro Hospitalar Baixo Vouga (Portugal)
Data de Defesa: 2018
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Da Reforma de Gonçalves Ferreira, que constituiu a base para o atual Sistema, à criação da Lei n.º27/2002, de 8 de novembro, que lança as bases para a criação dos Centros Hospitalares, o Sistema de Saúde Português sofreu várias transformações. Na base destas alterações, porém, está sempre patente a procura de uma melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, uma maior eficiência dos serviços e ainda a satisfação dos utentes. Uma oferta de cuidados gerais a todos os cidadãos foi também uma preocupação existente nestas reformas. Sabe-se, no entanto, que os Hospitais revelam uma grande complexidade na sua organização e gestão, dadas as suas características intrínsecas e o domínio onde atuam. Os serviços que oferecem e os diferentes problemas que surgem todos os dias dificultam o trabalho dos gestores. É, também, sobre o serviço de urgência que têm recaído as preocupações dos vários gestores, tendo-se este transformado na primeira escolha dos utentes, tornando os serviços menos eficientes e desajustando a dinâmica dos hospitais. Realizado em contexto de estágio, o trabalho desenvolvido teve como duplo propósito: por um lado, perceber o impacto que uma das reformas do sistema de saúde deste século – a fusão hospitalar e a consequente criação de Centros Hospitalares – tem produzido, designadamente no que respeita aos tempos que decorrem desde que o utente sente uma necessidade de utilizar um serviço de urgência até ao primeiro atendimento médico; por outro lado, compreender a dinâmica de fluxos dos utentes do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. e mais particularmente os Serviços de Urgência do Hospital Distrital de Águeda e do Hospital Infante D.Pedro em Aveiro. O estudo mostra que a fusão não trouxe uma melhoria no atendimento ao utente em situação de urgência, no que ao acesso diz respeito. No entanto, há algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir os tempos de espera e aumentar a qualidade do serviço de urgência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, nomeadamente a criação de fluxogramas como base de apoio à tomada de decisões.
Since the Gonçalves Ferreira’s overhaul, which was the basis of the current System, up until the creation of the Law n.º27/2002, of november 8th, that launches the basis to the creation of the Hospital Centres, the Portuguese Healthcare System underwent several transformations. On the basis of these amendments, however, it is always clear the improvement of the healthcare quality, a greater efficiency of the sevices and still the users’ satisfaction. The care offer to all citizens was also the concern existing in all of the overhauls. It is known, however, that the Hospitals show a big complexity in its organisation and management given its characteristics and the area where they operate. The services that are offered and the various problems that present themselves every day make the managers’ work difficult. It is, also, on the Emergency Department that the managers’ concerns have fallen, but the latter has become the first choice of the users, becoming the services less eficient and misfits the hospitals’ dynamics. Carried out in an internship context, the work developed had as a double purpose: on one hand, to understand the impact that one of the Healthcare Systems’ overhauls of this century – the hospitalar fusion and the consequente creation of Hospital Centres – has produced, namely in respect of the time that passes since the user feels the need to utilize an emergency service up until the first medical assistance; on the other hand, to understand the flow dynamics of the users of the Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. and particularly the Emergency Services of the Hospital Distrital de Águeda and the Hospital Infante D.Pedro in Aveiro. The study shows that the fusion did not bring improvement to the users’ assistance in an emergency situation, concerning the access. However, there are a few measures that can be adopted to reduce the waiting times and increase the emergency service’s quality of the Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E, namely the creation of flowcharts as a support system to the decision making process.
Descrição: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/22903
Aparece nas coleções: DCSPT - Dissertações de mestrado
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