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Title: Formas de participação do terceiro setor no contexto do turismo: o caso do Algarve
Author: Martins, Paula Guerreiro
Advisor: Costa, Carlos Manuel Martins da
Ferreira, Ana Maria Alves Pedro
Keywords: Turismo
Desenvolvimento regional - Algarve (Portugal)
Animação sociocultural
Sociedade civil - Turismo
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente tese tem como principal objetivo a análise das formas de participação que o terceiro setor com intervenção nos domínios do desenvolvimento local, das artes e da cultura pode assumir no contexto dos processos de planeamento e desenvolvimento turístico, bem como compreender as caraterísticas das suas ligações ao sistema turístico. Trata-se de um estudo multidisciplinar com contributos provenientes de literatura no âmbito do planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos, dos estudos sobre desenvolvimento (development studies), sua ligação às questões da participação das comunidades, numa perspetiva das organizações do terceiro setor (OTS) e, finalmente, da teoria das redes e da análise de redes sociais (ARS), posicionando-se na área de conhecimento do turismo. A estratégia metodológica adotada assenta numa abordagem de métodos mistos, tendo-se utilizado, numa fase exploratória, técnicas de natureza qualitativa, como a entrevista, a observação não participante e a análise documental, adotando o método da triangulação de fontes. Num segundo momento assume-se uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário às organizações regionais e locais do turismo, associações empresariais do turismo e organizações do terceiro setor na região do Algarve, destino turístico consolidado, no âmbito do produto sol e mar. As técnicas de análise dos dados obtidos integram a análise de conteúdo, a estatística descritiva, univariada e bivariada e a análise sociométrica. Os resultados revelam que as organizações do terceiro setor com intervenção no domínio do desenvolvimento local, das artes e da cultura apresentam um conjunto de caraterísticas que as posicionam como agentes ativos nos processos de planeamento e desenvolvimento turístico, com vista à implementação de políticas e ações informadas, participativas e inclusivas, conducentes a um desenvolvimento turístico sustentado. Verifica-se a existência de diferentes formas e níveis de participação das organizações do terceiro setor, no contexto dos processos de planeamento e desenvolvimento do turismo, quer a nível estratégico, quer operacional. No que respeita às formas de participação, destacam-se áreas de intervenção como a promoção da expressão cultural e artística, a promoção da participação cívica, a pesquisa e inventariação sobre recursos culturais e naturais, sua defesa e sensibilização para os mesmos, a estruturação de ofertas, a prestação de serviços, o desenvolvimento de competências (capacitação) e a mediação. São detetadas evidências quanto à existência de diferentes territórios de atuação por parte das OTS com intervenção no desenvolvimento local, correspondente a áreas com um nível de desenvolvimento turístico reduzido, nomeadamente nas sub-regiões naturais do Algarve, barrocal e serra, sendo central a participação das OTS, no apoio aos processos de estruturação e operacionalização da expansão geográfica da oferta turística nestas áreas. Finalmente, conclui-se que existe um espaço de crescimento do networking, entre as organizações do terceiro setor e as associações empresariais e setor privado do turismo com vantagens para ambas as partes, residindo nesta ligação a força que os laços fracos do terceiro setor representam no sistema turístico.
The main aim of this thesis is the analysis of the third sector arts, culture and local development organisations participation in the context of tourism planning and development and to understand the characteristics of its connections to the tourism system in the region of the Algarve, Portugal, a mature sun and sea destination. It is a multidisciplinary study, based on contributions from the literature on tourism planning and development, development studies and its connections to communities participation, from the perspective of the third sector organisations and, finally, it is also based on networks theory and social network analysis (SNA), applied to the area of studies of tourism. The methodological strategy is anchored in a mix-methods approach applying, in the exploratory stage, qualitative techniques such as semi-structured interviews, document analysis, non- -participant observation, and adopting a triangulation approach. The second stage of the research, a quantitative approach was adopted, by applying questionnaires to the representatives of local and regional tourism organisations, to the tourism private sector associations and to the third sector leaders. The data analysis comprehend content analysis, descriptive statistics and social networks analysis methods (sociometry). The results revealed that third sector organisations present specific features that position them as active agents in the planning and development processes and in the implementation of informed and inclusive policies and actions, towards sustainable tourism development. It was possible to confirm the existence of different forms and levels of participation of the third sector in tourism planning and development, at a strategic and operational level. In terms of participation forms, the study highlights its role in the promotion of cultural and artistic expression, civic participation promotion, research and inventory of cultural and natural resources, its advocacy of informal education and awareness, supply structuring, service providers, capacity building and mediation. The investigation confirmed the existence of different intervention territories, by the third sector local development associations, corresponding to areas with low levels of tourism development in the Algarve natural sub-regions (mountain and barrocal). Thus, the third sector participation becomes central in terms of support to the structuration and operationalization of the geographical expansion of tourist supply on these areas. Finally, it was possible to conclude the existence of a growing space for networking between the third sector and the tourism private sector associations and companies, with clear advantages for both parties, which means that these connections are the strength of weak ties that the third sector represents to the tourism system.
Description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/22841
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UA - Teses de doutoramento

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