Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22639
Title: O olhar Europeu sobre o Brasil: da exotização do paraíso à mercantilização turística
Author: Silveira, Lélian Patrícia de Oliveira
Advisor: Baptista, Maria Manuel
Keywords: Diversidade cultural
Turismo - Brasil
Identidade cultural - Brasil
Pós-colonialismo
Defense Date: 4-Dec-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As teorias pós-coloniais têm sido aplicadas e adaptadas as múltiplas ordens discursivas, dadas as relações de poder sobre as quais se expressam, de formas variadas, nos mais diversos contextos sociais. No campo do turismo, a teoria pós-colonial tem contribuído como suporte analítico para os estudos das representações imagéticas e textuais utilizadas na promoção e divulgação dos destinos turísticos. A linguagem promocional empregada na representação de países periféricos, ainda que de modo sutil, contribuí para a manutenção da ideologia colonial e das estruturas de poder. No caso do Brasil, as narrativas utilizadas na construção das imagens do país fazem parte das relações construídas, ao longo dos séculos, entre o país e os outros povos. De maneira geral, os estudos encontram-se ligados à matriz histográfica, relacionada ao processo de colonização e formação de identidade nacional. Outros, investigam a imagem do país sob a perspectiva do marketing. Assim, considerando a importância da realização de estudos sobre a representação do Brasil e a relevância da temática relativa à exotização e mercantilização do Outro estabelecida pelo turismo, este estudo tem como objetivo investigar a imagem do Brasil a partir do conteúdo textual e visual das brochuras de promoção recolhidas nas operadoras de viagens nos cinco principais países europeus emissores de turistas para o Brasil – Alemanha, Itália, França, Espanha e Portugal – nos anos correspondentes às temporadas 2012/2013 e 2014/2015. No que se refere à representação do Brasil nas brochuras analisadas, verificase que o país é representado a partir de três cartografias ou paisagens culturais imaginativas distintas: cultura rural e paisagem natural, cultura urbana e, ainda, uma vertente social humana. Além disso, cada uma das cartografias imaginativas encontradas no corpus analisado fornece um conjunto de referências responsáveis pela caracterização dos destinos.
Postcolonial theories have been applied and adapted to multiple discursive orders, given the power relations over which they express themselves, in varied forms, in the most diverse social contexts. In the field of tourism, postcolonial theory has contributed as an analytical support tool to the studies of imagery and textual representations used in the promotion and dissemination of tourist destinations. This is because the promotional language used in the representation of peripheral countries, even in a subtle way, contributes to the maintenance of colonial ideology and power structures. In the case of Brazil, the narratives used in the construction of the country´s images are part of the relationships built over the centuries between the country and other people. In general, the studies are related to the historical matrix, related to the colonization process and the formation of national identy. Others, investigate the country´s image from a marketing perspective. Considering the importance of studies on the representation of Brazil and the relevance of the theme related to the exotization and commodification of the Other established by tourism, this study aims to investigate the image of Brazil in written and visual texts used in tourist brochures collected from travel agencies in the top five European countries sending tourists to Brazil - Germany, Italy, France, Spain and Portugal - in the years corresponding to the seasons 2012/2013 and 2014/2015. Regarding the representation of Brazil in the analyzed brochures, the country is represented by three different cartographies or imaginative cultural landscapes: rural culture and natural landscape, urban culture and, also, a human social dimension. In addition, each of the imaginative cartographies found in the analyzed corpus provides a set of references responsible for the characterization of the destinations.
Description: Doutoramento em Estudos Culturais
URI: http://hdl.handle.net/10773/22639
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

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