Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22630
Title: Competência tradutória e formação de tradutores no contexto amazônico
Author: Barros, Silvia Helena Benchimol
Advisor: Alegre, Maria Teresa Murcho
Costa, Walter Carlos
Keywords: Tradução
Tradutores - Formação profissional
Sociolinguística - Amazónia (Brasil)
Tradução - Linguística histórica - Brasil
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho de investigação teve como intuito fundamental fomentar reflexões sobre a formação de tradutores considerando a interação sistêmica entre os construtos teóricos competência tradutória e currículo de graduação em Tradução em um contexto particular que agrega especificidades historicamente construídas – A Amazônia legal. Os objetivos traçados foram a análise dos currículos dos cursos de formação existentes na referida circunscrição, refletir sobre as subcompetências tradutórias identificadas nestes currículos e avaliar a coerência das hipóteses previamente levantadas. As três hipóteses consideradas foram (i) a Amazônia é um contexto de significativa relevância para a pesquisa sobre os Estudos da Tradução; (ii) as especificidades sociolinguísticas contextuais justificam um estudo na perspectiva multicomponencial da competência tradutória e; (iii) existe um significativo hiato entre a presumida relevância dos Estudos da Tradução na Amazônia e as possibilidades existentes para a formação de tradutores na região. Os referenciais teóricos basilares foram os estudos do Grupo PACTE, coordenados por Hurtado Albir (2002, 2003, 2005a, 2005b, 2008, 2009, 2014, 2015) e a visão de Kiraly (2000) no domínio da competência tradutória; Apple (1979) e Silva (2005) no domínio dos estudos curriculares críticos; e os trabalhos de Morin (1999, 2006) e Freeman & Cameron (2008) no âmbito da complexidade. Dada a envergadura do corpus de referência, sua delimitação seguiu-se de filtragem progressiva e da aplicação dos balizadores geográfico, normativo e estrutural curricular. As análises produzidas ancoraram-se essencialmente na perspectiva da complexidade e os resultados gerais do estudo apontaram para um cenário de exiguidade de oportunidades de formação ao nível da graduação, carga horária limitada ao propósito de desenvolvimento da competência tradutória e ausência de aspectos contextuais locais expressos no corpus.
The essential purpose of this investigation was to foment reflection upon translator education considering the systemic interaction between the theoretical constructs translation competence and translation undergraduate curriculum in a particular context that presents historically constituted specificities – the Legal Amazon. The objectives were to analyse the curricula of existing undergraduate programs in translation in that region, reflect on the translation subcompetencies identified in such programs and assess the consistency of the hypotheses previously raised. The three hypotheses were (i) the Amazon is a context of significant relevance for the development of researches on translation studies; (ii) the contextual sociolinguistic specificities account for a study under the multi-componential perspective of translation competence and; (iii) there is a substantial disparity between the assumed importance of translation studies in the Amazon and the possibilities for the translator education in the region. The main theoretical references were the studies of the PACTE Group, coordinated by Hurtado Albir (2002, 2003, 2005a, 2005b, 2008, 2009, 2014, 2015) and the conceptions of Kiraly (2000) in the field of translation competence; Apple (1979) and Silva (2005) in the field of curriculum critical studies; and the work of Morin (1999, 2006) and Freeman & Cameron (2008) within the complexity theory domain. Considering the magnitude of the general corpus, its delimitation involved progressive filtering and application of geographic, regulatory and structural benchmarks. The analyses were mainly supported by the complexity theory and the overall results of the study pointed to a scenario of scarce educational opportunities in terms of under graduation translation programs, limited hours to the development of translation competence and absence of contextual aspects in the studied corpus.
Description: Doutoramento em Tradução
URI: http://hdl.handle.net/10773/22630
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

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