Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22623
Title: | o teatro e o desenvolvimento sócio-cultural local e regional |
Author: | Bento, Avelino Fernando Pinheiro |
Advisor: | Pombo, Fátima Vasques, Eugénia |
Keywords: | Teatro - Animação sóciocultural Teatro - Desenvolvimento cultural Ciências e Tecnologias da Comunicação |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O princípio que suporta esta investigação está associado a uma urgência na
mudança sócio-cultural em contexto de desenvolvimento local. Por ter uma
dimensão transversal e multidisciplinar, que lhe atribui alguma originalidade e
pela inexistência de referências de investigação sobre esta temática em
Portugal, este trabalho constitui assim, um primeiro passo no estudo
contextualizado do teatro e da animação sócio-cultural. Incide na dinamização
cultural das cidades de Évora e de Portalegre, a partir das dinâmicas culturais
instituídas e do envolvimento do teatro nessas mesmas dinâmicas. Como
metodologia, foi desenvolvido um trabalho exploratório com características de
estudo de caso com vista a “isolar” o núcleo do problema central - “como
poderá o teatro (através de duas das suas formas de expressão, a expressão
dramática e arte dramática), apoiado nos vectores de investigação, criação e
animação, contribuir para um desenvolvimento sócio-cultural local e regional
amplo e integrador?”
O estudo desenvolve-se a partir de quatro pontos essenciais: a inserção da
pesquisa em contexto geográfico limitado à região do Alto Alentejo (Évora e
Portalegre); a redução da problemática do desenvolvimento às questões do
desenvolvimento sócio-cultural local e regional; a evidenciação das
convergências e divergências entre Évora e Portalegre no que diz respeito às
políticas culturais, projectos, dinâmicas e estratégias culturais, questionados
em contexto de desenvolvimento; finalmente, a análise da participação das
populações na acção cultural a partir do leque de necessidades e interesses
manifestados pelas populações em contexto de questionários e entrevistas.
Os quatro pontos enformam algumas questões orientadoras da pesquisa,
designadamente no que diz respeito à percepção de particularidades e
dinâmicas sócio-culturais distintas em cada uma das cidades estudadas. A
tentativa de resposta a estas questões orientadoras permitiu entender o modo
como o poder (central e local) assume as suas responsabilidades nesta
matéria, já que os agentes culturais locais e regionais se assumem como
sujeito da dinâmica cultural.
O teatro, particularmente pela sua condição de arte plural, poderá, então,
fomentar a criação de hábitos culturais e ajudar a compreender o modo como
o desenvolvimento sócio-cultural local e regional é sinónimo de mudança.
Esta problematização permitiu, como tese, considerar o teatro um objecto
facilitador das mudanças sócio-culturais, partindo da afirmação conjunta da
tradição e da inovação, envolvendo a estética, a criação, a animação e a
educação. Também permitiu considerar o teatro um instrumento de reflexão
social, tornando o espectador activo e criativo no seu próprio desenvolvimento
e no desenvolvimento qualitativo da sua comunidade. Por tudo isto, esta tese
levou a construir um cenário de intervenção sócio-cultural local e regional que
poderá vir a funcionar como um instrumento de acção capaz de nivelar os
patamares sócio-culturais de ambas as cidades, permitindo o alargamento do
público e, concomitantemente, criando fidelidades nas práticas artísticas e
culturais. Tal realidade só será possível na articulação entre os quadros
sectoriais (do quadro 58 ao 65), que organizam aquele instrumento de
intervenção sócio-cultural, cuja tónica está assente nas relações do teatro
com as instituições com responsabilidades no desenvolvimento sócio-cultural.
O cenário em questão será, desse modo, o corolário de uma intervenção
sócio-cultural capaz de contribuir para a valorização e autenticidade da
afirmação cultural de Évora e de Portalegre. The principle underlying this research is associated to an urgent need for a social and cultural change in a local development context. This way, the study focus on the cultural dynamics of the towns of Évora and Portalegre, resulting from the established cultural dynamics and from the potential involvement of the theatre in those dynamics. Methodologically speaking, an exploratory work with characteristics of a case study is carried out, in order to "isolate" the fundamental aspect of our main problem - how can theatre, supported by vectors as investigation, creation and animation (through two of its representation forms, dramatic expression and dramatic art) contribute to a wide and integrated local and regional socio-cultural development? The study develops from four main points: a) the insertion of the research in a geographic context limited to the Alto-Alentejo region (Évora and Portalegre), b) the reduction of the development problematic to the issues of the local and regional socio-cultural development, c) making clear the convergences and divergences between Évora and Portalegre, as far as cultural policies, cultural projects, dynamics and strategies are concerned, discussed in a development context. Finally, the analysis of the participation of the population in the cultural action through a wide range of needs and interests shown by the population in interviews and questionaries. The four points shape some questions that guide the research, relating to the perception of particular aspects and different social and cultural dynamics in each of the studied towns. Attempting to answer these guiding questions allowed an understanding of the way the political power (central and local) undertakes its responsibilities to this regard, since local and regional cultural agents assume themselves as the subject of cultural dynamics. Theatre can thus instigate, particularly through its plural art condition, the creation of cultural habits and help to understand how local and regional sociocultural development is a synonym of change. This problematisation allowed, as a thesis, to consider theatre an object that makes socio-cultural changes easier, based on the joint affirmation of tradition and innovation, involving aesthetics, creation, animation and education. It also allowed the consideration of theatre as an instrument of social reflection, making the audience active and creative in their own development and in the qualitative development of their community. These are the reasons why this thesis led to the creation of a local and regional social-cultural intervention scenario. Finally, the third point, the presentation of the local and regional socio-cultural intervention scenario that may act as an action instrument of cultural intervention, able to level the social and cultural stages of both towns, enlarge the audience and simultaneously, create fidelity in artistic and cultural practices. This can only be possible through the articulation and management of the sectorial frameworks (from 58 to 65) that organise the social and cultural scenario, whose focus is on the relationship of the theatre with the institutions with responsibilities on social and cultural development. The scenario will thus be the corner stone of a social and cultural intervention that may contribute to the valuing of the authenticity of the cultural affirmation of Évora and Portalegre. |
Description: | Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22623 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
211.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.