Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22586
Title: | Contar contos e acrescentar pontos : contributos do design em diálogo com o artesanato para a significação dos têxteis portugueses |
Author: | Monteiro, Cátia Sofia Matos |
Advisor: | Albino, Cláudia Regina da Silva Gaspar de Melo |
Keywords: | Design de produtos - Emoções Artesanato Indústria têxtil - Portugal |
Defense Date: | 9-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente dissertação surge de uma reflexão pessoal que se centra em
torno da importância da relação da indústria têxtil portuguesa com o design,
e como esta pode estabelecer uma ponte emocional entre as pessoas e
os artefactos. Investiga-se sobre como o design, enquanto disciplina, tem
vindo progressivamente a determinar-se um conhecimento crucial para o
desenvolvimento e distinção das marcas.
Neste sentido, numa fase primordial são analisadas questões ligadas ao
design emocional, à semiótica, aos sentidos, à psicologia e às sensações,
problematizando estes conceitos numa perspectiva que considera a melhoria
da qualidade de vida, do conforto e da experiência dos consumidores.
Posteriormente foi realizado o estudo de saberes artesanais têxteis em
Portugal em vias de extinção, especificamente sobre os bordados, que aqui
são considerados saberes potenciadores de agregação de valor simbólico.
Esta investigação resultou na projecção da identidade de uma marca -Contar
contos e acrescentar pontos- que visa os conceitos supra citados, procurando
contribuir para atribuição de valor à indústria têxtil Portuguesa, local e
globalmente. Assim, a marca resulta da aliança dos recursos de diversas
áreas disciplinares, coligada com o estudo e compreensão da nossa herança
cultural e dos saberes artesanais, com a finalidade de proporcionar novas
experiências, novos sentidos e novas memórias. The present dissertation arises from a personal reflection that centers around the importance of the relationship between the Portuguese textile industry and design, and how it can establish an emotional bridge between people and artifacts. Its investigated how the design, as a discipline, has progressively come to determine itself as a crucial knowledge to the development and distinction of brands. This way, in a primordial stage important questions are analyzed, which are linked to the emotional design, semiotics, senses, psychology and sensations, working around these concepts in a perspective that considers an evolving of the quality of life, comfort and consumer experience. Afterwards, a study was developed to discover the endangered knowledge of the Portugal textiles, specifically the embroidery, which is considered an aggregation potentiator of extraordinary value. This investigation resulted from the projection of a brand’s identity –Contar contos e acrescentar pontos– which follows the arguments quoted above, looking to contribute to an attribution of value to the Portuguese textile industry, locally and globally. In sum, the brand derives from the alliance of resources from various disciplines, linked to the study and comprehension of our cultural inheritance and the artifact knowledge, with the focus of promoting new experiences, new senses and new memories. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22586 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 130.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.