Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22574
Title: | Práticas saudáveis no ensino de violino: conhecimento e transmissão |
Author: | Jacinto, Agostinha Maria Gomes |
Advisor: | Ribeiro, Jorge Castro |
Keywords: | Violino - Ensino Postura Exercício físico |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A prática de um instrumento requer uma grande dedicação no estudo individual pela
elevada exigência performativa, levando frequentemente o intérprete a ultrapassar os
seus limites físicos. Esta intensa atividade instrumental do músico aliada à falta de bons
hábitos de estudo e preparação física confere um elevado risco de lesão
musculoesquelética. No caso específico do violino, a assimetria postural adicional
confere risco acrescido de lesão secundário pelo desequilíbrio muscular.
Assim sendo, é fundamental a implementação de medidas preventivas desde o início
da aprendizagem do instrumento. Exemplos concretos constituem a integração de
exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento, assim como estratégias de
consciencialização corporal e treino na auto-regulação do esforço físico.
Neste âmbito, o professor aparece como o agente mais influente na formação do aluno
de instrumento a todos os níveis. O presente trabalho centra-se na figura do professor
de instrumento e seu papel como formador de qualidade, visando avaliar o seu
conhecimento, experiência e formação nesta temática, especificamente em relação às
práticas saudáveis no ensino do violino.
A metodologia usada nesta investigação baseou-se na observação participativa da
investigadora, através da organização de um workshop interdisciplinar seguido da
aplicação de um questionário de avaliação e através da realização de entrevistas
semiestruturadas a seis docentes de violino com interesse na temática, com vários
níveis de experiência no ensino pré e pós-graduado.
Foi feita a análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados obtidos apontam para
um conhecimento deficitário dos professores acerca das práticas saudáveis, a falta de
formação estruturada prévia, a elevada incidência de lesões nesta população, a
ausência de aplicação de medidas preventivas de lesão nas aulas dos professores
envolvidos e uma insatisfação com a escassa oferta formativa a nível nacional.
Constatou-se um inequívoco interesse demonstrado pelos docentes e entusiasmo na
participação no workshop. Percebeu-se que a atual ausência de aplicação de medidas
preventivas nas aulas de violino se deve a dois fatores: o tempo limitado de aula e no
sistema de ensino atual, e a consciência da falta de formação interdisciplinar
estruturada dos mesmos e da responsabilidade destes na transmissão de
conhecimentos corretos aos instrumentistas do futuro. Este estudo permite concluir que
a implementação de medidas preventivas de lesão dos instrumentistas a nível nacional
se encontra dependente da adequada formação dos docentes de instrumento, e que
atualmente há escassa oferta de oportunidades para formação especializada
estruturada e multidisciplicar a nível nacional. Foram feitas sugestões sobre a
reformulação do sistema de ensino e formação graduada, refletindo um longo tempo de
necessidade e busca de recursos nesta área. The practice of an instrument requires a great dedication in terms of individual study due to its high performance levels, resulting in a stretching of the musicians’ physical abilities. This intense professional activity allied to a lack of healthy study habits and proper physical preparation is high risk for musculoskeletal lesions, and increased in the practice of the violin as it implies an asymmetry in posture. Thus it’s important that preventive measures and physical preparation care since the very first steps of learning the instrument. The teacher is one of the most influent factors in the learning process at all levels. The present work pertains to the teacher’s central role in the learning the prevention of lesion, the knowledge and main pedagogical main concerns in this area. We used participative observation as method, putting together a workshop with a physiotherapist, evaluated by questionnaire, and a series of interview to selected teachers in Portugal with a wide range of experience at either under or postgraduate level. The results were obtained after qualitative analysis of data, emphasizing a lack of fundamentals on prevention strategies by the teachers relating to a uniform absence of the use of prevention measures and healthy practices during teaching time. A frustrating low number of formative opportunities available is also patent. We conclude that the use of preventive measures of lesion in the instrument students, namely violin in a national setting is dependent of the knowledge of teachers and that there is a lack of it in depth or formative opportunities that may allow the teachers to be comfortable enough to convey good health measures to the violinists of the future. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22574 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 36.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.