Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22464
Title: StudentSurfer: afinal o que fazem os estudantes universitários com a internet
Author: Campos, Sara
Advisor: Silva, Lídia J. Oliveira Loureiro da
Keywords: Pesquisa de informação
Redes sociais
Internet - Alunos do superior
Estudantes universitários - Internet
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Internet tem ganho relevo na vida dos estudantes universitários, sendo esta uma importante e persistente ferramenta nas suas atividades pessoais, sociais e académicas. Tendo em consideração que os jovens passam, por dia, um número significativo de horas online, o estudo teve como objetivo dar a conhecer as tendências de uso da Internet por parte dos estudantes, compreender a importância da mesma na gestão dos usos sociais do tempo e aferir as competências infocomunicacionais que permitem aos estudantes universitários um uso analítico e crítico da Internet. Esta investigação fundamentou-se num caráter descritivo-quantitativo, realizado junto da população estudantil universitária portuguesa. Os instrumentos utilizados foram a revisão sistemática da literatura e o Inquérito por questionário online, que assentou em pedidos de divulgação do questionário através da estratégia de “bola de neve” nas redes socias. Após a divulgação, recolha de dados e análise do questionário, pôde-se concluir que existem similaridades entre os tipos de serviços utilizados pelos estudantes universitários e os seus graus académicos, assim como similaridades na intensidade e finalidades com que os serviços são utilizados. Também se pôde concluir que a maioria dos estudantes frequenta a Licenciatura; tendem a estar mais de oito horas por dia – ou por períodos entre seis horas a oito horas – ligados à Internet; e utilizam a Internet maioritariamente para atividades académicas. Assim se concluiu que a Internet realmente influencia o tempo social do estudante, uma vez que se mantém conectado, mesmo quando realiza outras actividades diversas como conversar ou tomar refeições, utilizando-a de diferentes formas. Por fim, concluiu-se que grande parte dos estudantes mostra não ter conhecimento, ou usar raramente, certos tipos de serviços de caráter académico.
The Internet has been making increasingly part of the lives of college students, which is an important and constant tool for the student’s personal activities, social and academic. Given that, young people spend a significant number of online hours a day, the study had as objective to make known the Internet usage trends by the students as well as understand the importance of the Internet use in the management of social uses of time and what infocommunicative skills college students have to allow them an analytical and critical use of the Internet. This research was descriptive and quantitative approach and was carried out with the university student population. The instruments used were the systematic review and the survey by online questionnaire, it has been distributed requests for disclosure of the questionnaire created and been used the strategy of "snowball" in social networks. After the dissemination, collection of data and analysis of the questionnaire can be concluded that there are similarities between the types of services used by college students and their academic degrees, as well as similarities to the extent of which services are used and purposes for which they are used. It can also be concluded that most students tend to belong to the graduation degree, as well as tend to be more than eight hours a day or to be between six and eight hours a day connected to the Internet and still tend to use Internet mostly for academic activities. Thus it can be concluded that the Internet really influences the student's social time, because even when to perform tasks such as eating or talking, the student at the same time is connected to the Internet and uses it in different ways. Finally, it was concluded that largely students show that they have no knowledge or rarely use certain types of academic kind of services, although there is a small percentage of students who uses sometimes or often that kind of services.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/22464
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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