Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/22461
Título: | A autorrepresentação na procura do Eu: o arquivo como estratégia de reatualização |
Autor: | Pinho, Sara Magalhães Basto Borges de |
Orientador: | Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de Moreira, Alexandra de Jesus Costa Beleza |
Palavras-chave: | Corpo humano - Representação Artes visuais Identidade (Psicologia) |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A presente dissertação por projeto insere-se num contexto pós-traumático de
um acidente que tive em 2014. Ao longo de sete meses de internamentos
fotografei compulsivamente a nova realidade que se apresentava aos meus
olhos. Proporcionando-se o reinício da minha produção artística, esta nasce
com o projeto ¼ [arquivo fotográfico] baseado num processo de
reatualização constante de memórias. A revisão de literatura recorre às
reflexões de diversos autores, como esclarecedoras do conceito de arquivo e
seus derivados, também patentes nas obras de artistas, como por exemplo,
Tacita Dean e Christian Boltanski. As raízes de sustentação da própria
dissertação surgem com o trabalho ¼ [painel], cuja temática incide na
Autorrepresentação. A partir desta deu-se início à procura do Eu fragmentado,
onde o discurso autorreferencial é tido como uma estratégia ao
questionamento da própria identidade e finalmente para colmatar as perdas
recorreu-se à arte como metodologia. Por outro lado, no projeto ¼ [vídeo]
encontra-se o que une estes três projetos, um quarto (¼), no qual se filma uma
cama que funciona como tela receptiva à sobreposição de camadas fílmicas.
Entre vários artistas aqui descritos, as obras por exemplo de Pipilotti Rist e de
Ana Vidigal comungam da cama como metáfora, inserida num quarto
hipotético, como local de encontro, propício à criação artística. The present dissertation by project is part of the post-traumatic context of an accident, which happened to me in 2014. Throughout seven months I compulsively photographed the hospital spaces which was then a new reality to my eyes. That is how I restarted my artistic production. The fundamentals of my dissertation emerge from the work, ¼ [painel], which focuses on Self- Representation. Then began the search for a fragmented I, a process of autoanalysis, where the self-referential discourse works as a strategy to question one’s own identity. My artistic work became the way to overcome the difficulties of my life face the new reality. Finally, the ¼ [video] project unifies all the other three projects, a room or chamber (¼). This video displays a bed that works as a receptive screen for overlap film layers. Specific works from artists like Pipilotti Rist and Ana Vidigal share a bed as a metaphor, creating a meeting place for artistic production. |
Descrição: | Mestrado em Criação Artística Contemporânea |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22461 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 17.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.