Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22459
Title: A expressividade do corpo na performance vocal
Author: Oliveira, Deborah Moraes Gonçalves de
Advisor: Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro
Keywords: Postura
Expressão corporal
Música vocal
Interpretação musical
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Apesar da relevância de estudos realizados sobre o papel do corpo no fazer musical, há ainda uma escassez quanto aos que são dedicados ao treinamento e à formação do corpo do cantor como um instrumento de expressão. Geralmente, nos primeiros anos de estudos no Conservatório, os cantores se preocupam mais em treinar o corpo para servir à técnica vocal - o que frequentemente acaba por promover indesejáveis tensões musculares e vícios de postura corporal - e menos preocupados em treinálo para servir à performance. Assim, considerei necessário um trabalho investigativo visando a desenvolver atividades que aprimorem a expressão corporal para recitais. Esta investigação teve como base metodológica a pesquisa-ação e consistiu de uma pesquisa de campo em três etapas. Inicialmente, composta de estágios fundamentados nas técnicas de François Delsarte, Jaques-Dalcroze e Constanza Macras, cujos conceitos foram aplicados em workshops de movimento corporal para cantores. Esses workshops auxiliaram na construção da oficina que veio a seguir. O objetivo dessa trajetória foi selecionar exercícios físicos que, do ponto de vista do cantor, complementassem seu desenvolvimento expressivo. Nas três etapas da pesquisa de campo, os cantores integrantes trabalharam como participantes ativos, submetendo-se aos exercícios físicos, e também os avaliando por meio de tabelas, entrevistas, questionários e conversas informais. Os exercícios tiveram por objetivos gerais a consciência corporal e a relação entre o corpo e o som. Ainda para a avaliação da eficácia dos exercícios, todas as aulas foram filmadas e seguidas de diário de bordo. Participaram dos experimentos, em 2014, alunos de canto de universidades brasileiras. O processo e as conclusões deste trabalho se justificam com base nas descobertas mais recentes da neurociência. O processo, por depender da relação entre ações e memória, e as conclusões por confirmarem que novas ações podem ser aprendidas e levar à ampliação das capacidades artístico-expressivas.
Despite the relevance of studies on the role of the body, usually, the training dedicated to the formation of the body of the singer as an instrument of expression is not clear. Singers, in their early years of studies at the Conservatory, are usually anxious to train the body to serve the vocal technique and less anxious to train it to serve performance. So, a detailed work for body expression for recitals proved to be necessary. This study, therefore, reflects the search for exercises that could be related to the development of bodily expressions to the vocal performance. This investigation was based on action research methodology and consisted of a field research in three stages. Initially composed of stages based on techniques of François Delsarte, Jaques-Dalcroze and Constanza Macras, whose concepts were applied in workshops of body movement for singers. The results form the workshops, in turn, helped in the construction of the master class for the third field research stage. The goal of these steps was to select exercises that, from the point of view of singers, would complement their expressive development for recital purposes. On the three stages of the field research, participants worked as actively, going through practical exercise and evaluating them through tables, interviews, questionnaires and informal conversations. The exercises had as general objectives the body awareness and the relationship between the body and the sound. For the evaluation of the effectiveness of the exercises, all classes were filmed. The second and third stages voice pupils from Brazilian universities. The process and the conclusions in this work are also justified by the latest discoveries of neuroscience: the process, by relying on full-time relationship between actions and memory; the findings, by confirming that new actions can be learned and that these actions can lead to the expansion of artistic-expressive capacities.
Description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/22459
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DeCA - Teses de doutoramento

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