Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMagalhães, Graça Maria Alves dos Santospt
dc.contributor.authorProvidência, Franciscopt
dc.date.accessioned2018-03-01T13:06:59Z-
dc.date.available2018-03-01T13:06:59Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.isbn978-989-20-7623-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22457-
dc.description.abstractDiscutimos a criação de um arquivo digital de desenhos de projecto – design e arquitectura – de autores portugueses. Destinado ao rápido desaparecimento, os desenhos de projecto são pelo seu carácter transitório um material efémero que se esgotará no processo projectual, ainda que contribuam para a sua definição e, consequentemente, para a cultura patrimonial e identitária de um território. O referido arquivo (em implementação na UA) apoia a investigação segundo diferentes contextos: 1. Patrimonial – perpetuando e reavaliando os desenhos enquanto objectos autónomos; 2. Epistemológico – reflectindo acerca do objecto projectado e 3. Cultural: contribuindo para o estudo e divulgação da cultura projectual portuguesa. Este artigo procura integrar a análise ontológica do desenho através da interpretação do estudo de caso do recente Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, projectado pelo designer Francisco Providência. A escolha interpreta a representatividade do desenho, na obra do autor, como instrumento impulsionador do projecto enquanto representação cultural e patrimonial.pt
dc.description.abstractWe discussing the usefulness of creating a digital archive of project drawings made by Portuguese designers and architects. The project drawings are normally intended to be lost due to their ephemeral and transitory nature even if they participate in the meaning of the project and in the definition of a cultural heritage and geographic identity. The archive (in construction in the UA) supports the investigation in different approaches: 1. Heritage – preserving and evaluate the drawings as an object of representation; 2. Epistemological – thinking the design subject from the point of view of the representation and 3. Culture – participating to the study and dissemination of the Portuguese design. This article seeks to integrate scientific ontological analysis of the project drawings through the interpretation of the following case of study: the new Museum of Money of the Bank of Portugal, designed by Francisco Providência. The choice interprets the representativeness of the drawing, within the author’s work, as a driving force of the project saw as material and cultural heritage.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquivopt
dc.subjectDesenhopt
dc.subjectProjectopt
dc.subjectPatrimóniopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectArchivept
dc.subjectDrawingpt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectHeritagept
dc.subjectCulturept
dc.titleO valor patrimonial do desenho na cultura projectual portuguesa: um caso de estudopt
dc.title.alternativeThe drawing heritage in Portuguese design’s culture: a case of study: Museum of Money, Lisbonpt
dc.typebookPartpt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.firstPage751pt
degois.publication.lastPage759pt
degois.publication.titleCongresso da Reabilitação do Património-
dc.relation.publisherversionhttp://www.ua.pt/crepat/page/22678pt
Appears in Collections:ID+ - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O valor patrimonial do desenho na cultura projectual portuguesa. Um caso de estudo_CREPAT .pdfdocumento principal2.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.