Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22242
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro | pt |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Margarida Brito | pt |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T13:30:50Z | - |
dc.date.available | 2018-02-20T13:30:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/22242 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino de Música | pt |
dc.description.abstract | O presente relatório expõe a implementação das estratégias de resolução de problemas e descoberta na lecionação da disciplina de História da Cultura e das Artes. O método foi aplicado a uma turma do sétimo grau do Conservatório Regional de Coimbra, constituída por quatro alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. O objetivo deste estudo foi desenvolver e propor um método de ensino que torne a disciplina de HCA mais interessante, dinâmica e holística, fomentando nos alunos a capacidade de resolver problemas e pensar reflexivamente. Da análise de diários de aulas e de entrevistas realizadas aos alunos participantes deste estudo, conclui-se que aqueles que são mais experientes, têm também maior capacidade na resolução de problemas, pensando de forma mais reflexiva do que os outros. | pt |
dc.description.abstract | The present report exposes the implementation of problem-solving and discovery learning strategies in the arts and culture’s history lessons. The method was applied to the 7th class of Conservatório Regional de Coimbra, which has four students with 15 to 25 years old. The objective of this study is to develop a method that make lessons more interesting, dynamic and holistic to the students, and that improve their problem-solving capacities and reflexive thinking. Through diaries and interviews, it was possible to verify that experienced students had more problem-solving capacities and more reflexive thinking. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | História da música - Ensino | pt |
dc.subject | História da arte - Ensino | pt |
dc.subject.other | História da cultura e das artes | pt |
dc.subject.other | Resolução de problemas | pt |
dc.subject.other | Aprendizagem por descoberta | pt |
dc.subject.other | Pensamento reflexivo | pt |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt |
dc.title | Estratégia de resolução de problemas e descoberta aplicada ao ensino de história da cultura e das artes | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201563690 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
284501.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.