Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22193
Title: Reinventar a cidade : das experiências de turismo memoráveis à gestão local
Author: Dias, Helena Gomes Lopes
Advisor: Szczygiel, Nina Katarzyna
Marques, João José Lourenço
Keywords: Gestão
Turismo urbano
Desporto
Turismo - Planeamento
Gestão de eventos
Defense Date: 15-Dec-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O turismo assume-se nos dias de hoje como um setor em pleno crescimento, a nível nacional, regional e local. Conhecida a sua presença na agenda política, as cidades procuram tornar-se territórios mais atrativos, identificando formas para se afirmarem territorialmente como um destino. Uma destas formas é através da realização de eventos. Os eventos desportivos salientam-se como os pontos de atração de turistas e visitantes. No entanto, evidencia-se que são ainda pouco estudados a nível micro. Essencialmente, são os eventos de grande escala e que normalmente se realizam em cidades de grande dimensão que são o foco do interesse. No entanto, as cidades de pequena e média dimensão também recebem eventos desportivos, que se constituem fundamentais na sua dinamização. O presente trabalho evidencia o potencial de informação e gestão com base nos eventos desportivos para os stakeholders ao nível local. Com base na literatura analisada, o estudo empírico avaliou as experiências de turismo memoráveis dos turistas que assistiram a um evento ao nível internacional na cidade de Espinho. Os resultados sugerem que o que os turistas valorizam mais na sua experiência é a sua autenticidade, as sensações e emoções vividas, e a experimentação e o conhecimento. Salientam-se da análise as implicações ao nível da gestão local, que transmitem informação importante para as ações e decisões dos diferentes atores locais com vista à atração futura de turistas.
Nowadays, tourism holds a key position as one of the fastest-growing sectors at national, regional and local levels. Given its influence on the political agenda, cities try to become more appealing while looking for new ways to assert territorially as a destination. One of these ways is through the organization of events. Sports events stand out as attraction for both, tourists and visitors. However, they still remain little studied at the micro level. Essentially, the focus is still on large-scale events which are normally held in big cities. But small and medium cities also receive sports events that are fundamental for their dynamization. The present study shows the potential of sports events-based information and management processes to local stakeholders. After a thorough literature review, the empirical study evaluated memorable tourism experiences of tourists who assisted an international sports event in the city of Espinho. The results suggest that aspects tourists value the most in their experience are the authenticity, experienced sensations and emotions, and experimentation and knowledge. For management at a local level, the study brings implications that convey important information with regard to the actions and decisions to be made by local stakeholders in order to attract future tourists.
Description: Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/22193
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.