Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMesquita, Lucianapt
dc.contributor.authorPinho, Ana Sofiapt
dc.contributor.authorAndrade, Ana Isabelpt
dc.date.accessioned2018-02-15T10:02:27Z-
dc.date.available2018-02-15T10:02:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1022-6508pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22175-
dc.description.abstractAssumindo-se que uma educação em línguas guiada pelos princípios do plurilinguismo se rege sob um signo de diluição de fronteiras linguísticas e disciplinares, torna-se necessário um maior diálogo entre as línguas do currículo escolar e a um trabalho mais coordenado entre os professores. Essas demandas carecem, contudo, de serem analisadas em função de um conjunto de regras e estruturas sedimentadas que caracterizam a escola e que oferecem resistências a iniciativas de mudança educativa. Considerando esse enquadramento, este estudo assume como ponto de partida as seguintes questões: a) que conceções de colaboração docente surgem associadas às dinâmicas de trabalho que têm lugar em departamentos de línguas nas escolas? E, dentro desse quadro, b) que dinâmicas de interação didática entre as línguas podem ser consideradas transformadoras?pt
dc.description.abstractTaking into account the plurilingual education agenda, language education can be framed in a blurring-of-boundaries pattern in which is required a greater coordination between languages in curriculum and between language teachers. Nevertheless, this requirement needs to be reviewed in the light of an amount of rules and formal structures that characterize schooling and offer obstacles to change efforts. Considering this framework, the main questions of this study are: a) which representations on teacher collaboration are associated with the organization of language departments in schools? Within this question, b) which dynamics of didactic interactions can be transformative?pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Altos Estudios Universitarios de la Organización de Estados Iberoamericanos (CAEU/OEI)pt
dc.relationFCT - FRH/BD72518/2010pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjecttrabalho colaborativo docentept
dc.subjecteducação em línguaspt
dc.subjecteducação plurilinguept
dc.subjectgestão escolar intermédiapt
dc.subjectsistemas educativospt
dc.titleTrabalho colaborativo docente e educação plurilingue: que subversões a uma gramática da escola?pt
dc.title.alternativeTeacher collaboration and plurilingual education: which subversions to a grammar of schooling?pt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage201pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage222pt
degois.publication.titleRevista Iberoamericana De Educaciónpt
degois.publication.volume70pt
dc.relation.publisherversionhttps://rieoei.org/RIE/article/view/81pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue.pdfTrabalho colaborativo docente e educação plurilingue427.25 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.