Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22175
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mesquita, Luciana | pt |
dc.contributor.author | Pinho, Ana Sofia | pt |
dc.contributor.author | Andrade, Ana Isabel | pt |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T10:02:27Z | - |
dc.date.available | 2018-02-15T10:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 1022-6508 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/22175 | - |
dc.description.abstract | Assumindo-se que uma educação em línguas guiada pelos princípios do plurilinguismo se rege sob um signo de diluição de fronteiras linguísticas e disciplinares, torna-se necessário um maior diálogo entre as línguas do currículo escolar e a um trabalho mais coordenado entre os professores. Essas demandas carecem, contudo, de serem analisadas em função de um conjunto de regras e estruturas sedimentadas que caracterizam a escola e que oferecem resistências a iniciativas de mudança educativa. Considerando esse enquadramento, este estudo assume como ponto de partida as seguintes questões: a) que conceções de colaboração docente surgem associadas às dinâmicas de trabalho que têm lugar em departamentos de línguas nas escolas? E, dentro desse quadro, b) que dinâmicas de interação didática entre as línguas podem ser consideradas transformadoras? | pt |
dc.description.abstract | Taking into account the plurilingual education agenda, language education can be framed in a blurring-of-boundaries pattern in which is required a greater coordination between languages in curriculum and between language teachers. Nevertheless, this requirement needs to be reviewed in the light of an amount of rules and formal structures that characterize schooling and offer obstacles to change efforts. Considering this framework, the main questions of this study are: a) which representations on teacher collaboration are associated with the organization of language departments in schools? Within this question, b) which dynamics of didactic interactions can be transformative? | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Centro de Altos Estudios Universitarios de la Organización de Estados Iberoamericanos (CAEU/OEI) | pt |
dc.relation | FCT - FRH/BD72518/2010 | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | trabalho colaborativo docente | pt |
dc.subject | educação em línguas | pt |
dc.subject | educação plurilingue | pt |
dc.subject | gestão escolar intermédia | pt |
dc.subject | sistemas educativos | pt |
dc.title | Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue: que subversões a uma gramática da escola? | pt |
dc.title.alternative | Teacher collaboration and plurilingual education: which subversions to a grammar of schooling? | pt |
dc.type | article | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.distribution | international | pt |
degois.publication.firstPage | 201 | pt |
degois.publication.issue | 1 | pt |
degois.publication.lastPage | 222 | pt |
degois.publication.title | Revista Iberoamericana De Educación | pt |
degois.publication.volume | 70 | pt |
dc.relation.publisherversion | https://rieoei.org/RIE/article/view/81 | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue.pdf | Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue | 427.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.