Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/22172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBento, Gabrielapt
dc.contributor.authorPortugal, Gabrielapt
dc.date.accessioned2018-02-15T10:00:50Z-
dc.date.available2018-02-15T10:00:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1022-6508pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/22172-
dc.description.abstractEm Portugal as práticas pedagógicas em contextos de educação de infância focalizam-se sobretudo no que acontece dentro da sala de atividades, frequentemente, ignorando-se as virtualidades do espaço exterior para o bem-estar e desenvolvimento das crianças. Neste trabalho, descreve-se o processo de criação de conhecimento e de transformação de práticas pedagógicas valorizadoras das potencialidades do espaço exterior, num contexto de educação de infância português. O enquadramento conceptual relaciona-se com a investigação sobre o desenvolvimento profissional e as aprendizagens das crianças nos espaços exteriores, considerando-se os educadores como agentes indispensáveis num processo de mudança. Neste contexto, foi levado a cabo um projeto de investigação-ação, de natureza colaborativa, em que cinco educadoras de infância foram desafiadas a inovar práticas pedagógicas, com base na observação e análise das crianças nos espaços exteriores. Em reuniões de equipa, os dados e observações coligidas foram partilhados, discutidos e consequentes desafios de mudança foram lançados ao longo de um ano letivo. O projeto permitiu o estabelecimento de uma ligação entre investigação e mudança de práticas, potenciando dinâmicas de aprendizagem em contexto profissional. As educadoras afirmam ter obtido uma nova perspetiva sobre a importância do brincar nos espaços exteriores e algumas mudanças foram registadas. Contudo, a maioria afirma não se sentir tão segura na assunção do seu papel profissional neste contexto, o que indica fortes dificuldades na mudança de práticas e de hábitos enraizados.pt
dc.description.abstractEn Portugal, las prácticas pedagógicas en contextos de educación infantil se centran sobre todo en lo que ocurre dentro del aula, ignorando con frecuencia el potencial que tienen los espacios exteriores sobre el bienestar y el desarrollo de los niños y niñas. En el presente trabajo, se describe el proceso de creación de conocimientos y de transformación de prácticas pedagógicas que ponen en valor el potencial del espacio exterior en el ámbito de la educación infantil en Portugal. El enfoque conceptual se relaciona con la investigación sobre el desarrollo profesional y el aprendizaje de los niños y las niñas en los espacios exteriores, considerando a los educadores como elementos indispensables en el proceso de cambio. En este contexto, se ha llevado a cabo un proyecto de investigación-acción de naturaleza colaborativa en el que cinco profesoras de educación infantil asumieron el reto de innovar en la práctica pedagógica basándose en la observación y el análisis del alumnado en los espacios exteriores. En las reuniones de equipo se compartieron y comentaron los datos y las observaciones recopiladas y se propusieron los retos de cambio resultantes durante todo un curso escolar. El proyecto permitió que se estableciera un vínculo entre la investigación y los cambios en las prácticas, potenciando dinámicas de aprendizaje en el ámbito profesional. Las educadoras afirman que adquirieron una nueva perspectiva acerca de la importancia de jugar en espacios exteriores y se registraron algunos cambios. Sin embargo, la mayoría afirma que no se siente tan segura en su papel como profesional en este nuevo contexto, lo que sugiere la existencia de grandes dificultades en el cambio de las prácticas y los hábitos arraigados.pt
dc.description.abstractOutdoor spaces in educational settings in Portugal are given little investment, exhibiting a reduced and standardized supply of stimulus. As the pedagogical practices are still focused on what happens inside the classroom, it’s important to change this situation. We describe a process of transforming pedagogical knowledge and practices about outdoor play, in a Portuguese early childhood setting. The theoretical framework relates to professional development research and children’s learning in the outdoors, considering that teachers are indispensable agents for educational change. Using a collaborative action-research approach, five early childhood teachers were challenged to innovate their practices, by observing and analysing children in the outdoors. In team meetings data collected was shared and discussed and different challenges and tasks were worked out throughout the school year. The project created a connection between research and changing practices, essential to introduce learning dynamics in professional settings. Early childhood teachers considered they had gain a new perspective about the importance of outdoor play and some changes have occurred. However, the majority states that they don’t feel so secure about their role outside, as they feel inside. We conclude about difficulties in transforming rooted practices and habits.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Altos Estudios Universitarios de la Organización de Estados Iberoamericanos (CAEU/OEI)pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspaços exteriorespt
dc.subjectbrincarpt
dc.subjectinovação pedagógicapt
dc.subjecteducação de infânciapt
dc.titleValorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infânciapt
dc.title.alternativePuesta en valor del espacio exterior e innovación en la práctica pedagógica de la educación infantilpt
dc.title.alternativeValuing the outdoor and innovating pedagogical practices in early childhood educationpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage85pt
degois.publication.lastPage104pt
degois.publication.titleRevista Iberoamericana De Educaciónpt
degois.publication.volume72pt
dc.relation.publisherversionhttps://rieoei.org/RIE/article/view/37pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infância.pdfValorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infância317.85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.