Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/22156
Título: Supervisão da prática pedagógica dos futuros professores do ensino secundário em Cabo Verde
Autor: Lima, Isabel Salomé de Miranda Santos de
Orientador: Costa, Nilza
Andrade, Isabel
Palavras-chave: Supervisão
Formação inicial de professores - Cabo Verde
Prática pedagógica
Ensino secundário - Cabo Verde
Relações professor-supervisor
Data de Defesa: 2017
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A supervisão na prática pedagógica de futuros professores constitui o epicentro do processo da formação inicial de professores, por se traduzir num momento importante de acompanhamento, orientação e reflexão nos quais os supervisores (institucionais e cooperantes) podem exercer um importante papel na construção da identidade profissional do formando, capacitando-o para enfrentar com sucesso os desafios inerentes aos contextos educativos da atualidade, os quais decorrem das exigências colocadas pela sociedade contemporânea, em constante transformação. Assim, estudos recentes sobre os processos de formação docente têm destacado a necessidade de formação específica dos supervisores como elemento fundamental para a melhoria da formação e atuação dos futuros professores. Nesta ótica, investigações sobre a supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores têm trazido contribuições importantes à compreensão e aprimoramento dos processos de formação. Neste estudo, colocamos como temática principal o discurso acerca das práticas supervisivas que os supervisores da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e os das escolas, centros de estágios, levam a cabo e que constroem mediante o trabalho desenvolvido durante o processo de estágio, por meio das suas ações supervisivas. Com este objetivo espera-se dar contributos no que diz respeito ao estudo de formação dos supervisores. O estudo empírico seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, assente numa perspetiva construtivista, que, por métodos de observação indireta (questionário, entrevista, consulta de documentos), permitiu aceder ao conhecimento dos supervisores envolvidos no estudo sobre si, sobre o contexto de atuação e sobre as suas práticas supervisivas e a supervisão que levam a cabo e que constroem. Os resultados apontam no sentido de que nenhum dos supervisores da prática pedagógica dos futuros professores do Ensino Secundário em Cabo Verde inquiridos tinha beneficiado de qualquer tipo de preparação e/ou formação específica para exercício da função, e nem tão pouco possuía experiências relevantes em matéria de supervisão da prática pedagógica. Como ideias conclusivas, depreende-se que as suas práticas supervisivas estarão mais enraizadas nas suas experiências e vivências, denotando-se conceções ainda tradicionais da supervisão. Deste facto, o estudo evidencia o quanto há necessidade de capacitar os supervisores pelo que elaboramos propostas formativas que assentam em perspetivas promotoras da reflexão critica, da investigação e do trabalho colaborativo de modo a favorecer a (re)construção identitária tanto dos formadores como dos formandos a fim de enfrentarem com sucesso os desafios e as complexidades da sociedade atual, em particular vivenciadas nas escolas. Defende-se ainda, a existência de políticas que garantam o exercício pleno dos supervisores junto às escolas, centros de estágios, valorizando as atividades e as condições de trabalho destes formadores que podem trazer contributos importantes para a melhoria do processo de formação dos futuros professores.
The supervision process of future teachers’ pedagogical practice is in the center of initial teacher education, as it represents an important dimension to monitor, guide and promote reflection. In this process the supervisors (from higher education and schools) can play a relevant role in building the educaters’ professional identity, empowering them to successfully meet the challenges inherent to today’s educational contexts, resulting from the demands of a constantly changing society. Thus, recent studies on teacher education have highlighted the need of specific supervisor formation as a key element to improve future teachers’ performance. In this respect, research on the supervision of pedagogical practice in initial teacher education has highly contributed to the understanding and improvement of the formative processes. In this study, the main topic is the supervision practices discourses carried out by supervisors at the Uni-CV and those at schools/Internship centers, which they develop through the work done during the internship process by means of their supervison actions. The main aim is to provide inputs regarding the supervisors formation. The empirical study followed a qualitative and quantitative approach, based on a constructivist perspective which, through indirect observation methods (Questionnaire, Interview, Documental analyses), allowed to have access to the supervisors’ knowledge about themselves, the context in which they act and their supervison practices. The results suggest that none of the supervisors of future secondary education teachers in Cape Verde inquired had received any kind of preparation and/or specific formation to perform their duties, nor did they have any relevant experience in pedagogical supervision practice. Therefore, it appears that their supervison practices are rooted more in their experiences, still showing traditional conceptions of supervision. From this study it becomes evident the pressing need to invest in supervisiers’ formation. In this way, the study presents contributions to supervisor formation based on perspectives that promote critical reflection, research and collaborative work, so as to promote the (re)construction of both supervisors’ and students’ identity, in order to be successfully in facing the challenges and complexities of today’s society nameluy in what schools are concemed. The study also advocates the existence of policies that guarantee supervisors’ full action in schools, internships centers, highlighting the activities and the working conditions of these educatores, who can make important contributions to improve the future teachers’ formation.
Descrição: Doutoramento em Educação - Supervisão e Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/22156
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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