Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/22033
Title: | O discurso de futuros profissionais de educação sobre Didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal |
Author: | Luna, Ewerton Ávila dos Anjos Sá, Cristina Manuela |
Keywords: | formação inicial didática de língua ensino-aprendizagem da oralidade |
Issue Date: | 2015 |
Abstract: | O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de
educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no
seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004),
Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso,
uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e
professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica
de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de
questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso
das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das
representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade. This study aimed to comprehend how occurred representations of future education professionals who will act with teaching of Portuguese language about the approach of didactic of orality in their process of formation. The research is based on Schneuwly and Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), among others. It is a case study, that is, an investigation of a particular reality: the formation of future infant educators and teachers of 1st Circle of Basic Teaching in Aveiro University, Portugal, in a specific classroom of Supervised Pedagogical Practice-A1. Data were collected through the application of questionnaires and written production (individual written reflection). Corpus is, thus, students’ discourses in different moments from study. The results pointed that the evolution of students’ representations was meaningful in relation to their formation in didactic of orality |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/22033 |
ISSN: | 1983-828X |
Publisher Version: | http://www.encontrosdevista.com.br/anteriores.php |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal.pdf | O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro-Portugal | 206.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.