Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21974
Title: Plano de comunicação integrada de marketing: Casa Museu Egas Moniz
Author: Leonel , Dayana Elizabeth de Matos
Advisor: Estima, Ana Cristina Furão Teles
Keywords: Marketing
Museus
Comunicação de marketing
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório de estágio tem como alvo de estudo a Casa Museu Egas Moniz, que outrora pertenceu a Egas Moniz, único português que conquistou um Prémio Nobel da Medicina. O principal objetivo do estudo é a realização de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing, com o intuito de aumentar a notoriedade e o número de visitantes, que tem vindo a decrescer nos últimos três anos, da Casa Museu. O plano delineia estratégias em diversas áreas: comunicação interna, comunicação online, eventos, comunicação com os órgãos de comunicação social, publicidade, responsabilidade social e database marketing. Devido à duração do estágio curricular, que decorreu no gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Estarreja, não existiu a oportunidade temporal de implementar nem avaliar o plano realizado, no entanto as sugestões serão entregues aos responsáveis com vista à sua aplicação. A estrutura do relatório é composta pela revisão de literatura, relacionada com a comunicação integrada de marketing, é também apresentada uma análise da organização de acolhimento, e um estudo e elaboração dos planos táticos. Por fim são referidas as limitações, a apreciação das atividades desenvolvidas durante o estágio e as conclusões. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que é necessária uma intervenção na comunicação da Casa Museu para diferentes públicos-alvo, através de diversas ferramentas que estão à disposição, para atingir o objetivo de aumentar a notoriedade desta estrutura que é de inegável valor patrimonial.
This internship report is aimed at studying the Egas Moniz House Museum, which once belonged to Egas Moniz, the only Portuguese who won a Nobel Prize in Medicine. The main objective of the study is the realization of an Integrated Marketing Communications Plan, with the aim of increasing the visibility and the number of visitors, that has been decreasing in the last three years, of the House Museum. The plan outlines strategies in several areas: internal communication, online communication, events, communication with the media, advertising, social responsibility and database marketing. Due to the duration of the curricular internship, which took place in the communication department of the Estarreja City Hall, there was no time opportunity to implement or evaluate the plan, however, the suggestions will be handed over to those responsible for its implementation. The structure of the report is composed by the literature review, related to the integrated marketing communications, is also presented an analysis of the host organization and elaboration of the tactical plans. Finally, the limitations, appreciation of the developed activities during the internship and the conclusions. With the preparation of the report it was possible to verify that it is necessary to intervene in the communication of the House Museum to different target audiences, through various tools that are available, to achieve the objective of increasing the notoriety of this structure that is of undeniable equity value.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/21974
Appears in Collections:ISCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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