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http://hdl.handle.net/10773/21925
Title: | Camadas de desgaste betuminosas com adição de borracha por via seca: avaliação da resistência à reflexão de fendilhamento |
Author: | Silva, Luís Francisco Amaral da |
Advisor: | Benta, Agostinho Santos, Luís Guilherme de Picado |
Keywords: | Engenharia civil Mecânica de fractura Fissuração Pavimentos - Borracha |
Defense Date: | 20-Dec-2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A incorporação de borracha granulada em misturas betuminosas pode ser feita
através do processo húmido e do processo seco. No processo húmido, a
borracha granulada é adicionada ao betume convencional produzindo um
“novo tipo de betume” denominado betume-borracha (BMB). No processo a
seco, as partículas de borracha (normalmente 1% a 3% por massa do
agregado total na mistura) são utilizadas, geralmente, em substituição de parte
dos agregados finos. O processo de fabrico por via seca que utiliza partículas
de borracha de dimensões ultrafinas (como no processo por via húmida,
diâmetro nominal inferior a 0,8 mm) produz misturas betuminosas
descontínuas com qualidade similar às produzidas por via húmida. Os
resultados deste trabalho corroboram o melhor comportamento de misturas
betuminosas com borracha, adicionada por via seca, quando comparadas com
misturas betuminosas convencionais. São avaliados o comportamento à
fadiga, o comportamento à deformação permanente e a resistência ao
fendilhamento das misturas betuminosas com e sem borracha. A resistência à
fadiga das misturas betuminosas é avaliada através de ensaios de flexão em
quatro pontos em vigas. Para verificar o comportamento à deformação
permanente das mesmas misturas são realizados ensaios com simulador de
tráfego. A avaliação da resistência ao fendilhamento recorre á execução de
fendas induzidas em vigas e em lajes retangulares. The incorporation of granulated rubber in asphalt mixtures can be made by a wet process or by a dry process. In the wet process the granulated rubber, added to the conventional bitumen, produces a "new kind of bitumen" called bitumen rubber. In the dry process, the rubber particles (typically 1% to 3% by weight of the total aggregate in the mixture) are used, generally, as a substitute for a small part of the fine aggregate. The dry process using ultra-thin rubber particles (such as the wet process), below 0.8 mm nominal diameter, leads to discontinuous mixtures with similar quality of those produced by the wet process. The results of this work corroborates the best performance of bituminous mixtures with added rubber by dry process when compared to conventional blends. Resistance to cracking propagation, fatigue resistance, and rut resistance are tested. Four-point bending tests on beams are used to infer about fatigue resistance. Wheel tracking tests on rectangular slabs are used to infer about rut resistance. The resistance to cracking is evaluated executing induced cracks on beams and rectangular slabs. |
Description: | Doutoramento em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21925 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DECivil - Teses de doutoramento |
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