Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21909
Title: Diferenciação curricular: concepções e práticas de professores
Author: Marques, Carla Sofia Pereira Lacerda José
Advisor: Costa, Nilza
Roldão, Maria do Céu Neves
Keywords: Desenvolvimento dos currículos
Práticas educativas
Inovação educativa
Defense Date: 2002
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se analisar as concepções e práticas curriculares de professores de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico relativamente ao conceito de diferenciação curricular. O trabalho é composto por um enquadramento que pretende situar o estudo no campo conceptual do currículo e da diferenciação curricular e por um estudo empírico concretizado através da realização de um estudo multi-caso numa escola integrada desde 1996, no Projecto de Gestão Flexível do Currículo, e que esteve integrada num Território Educativo de Intervenção Prioritária. Pretende-se conhecer e perceber através da entrevista semi-estruturada as concepções dos professores e através da observação directa as suas práticas curriculares em torno do conceito de diferenciação curricular. Este conceito operacionaliza-se aqui, no plano teórico e fundamentado na literatura da área, como um processo de regulação individualizada, que tendo em conta as características que os alunos apresentam, estrutura modos de seleccionar métodos e estratégias adequadas à forma como cada aluno é capaz de aprender. Foi possível chegar a algumas conclusões, que mostraram que o conceito é associado, em dois dos casos, predominantemente à compe nsação e ao apoio individualizado, parecendo dois dos sujeitos acreditar que a diferenciação encerra na sua raiz mais recôndita aspectos relacionados com a discriminação. Proporcionar actividades diferentes, solici tar trabalhos de casa distintos, prestar uma maior atenção a alguns al unos, são exemplos de práticas que parecem, para estes dois sujeitos, encerrar em si o conceito de discriminação. Analisaram-se concepções e práticas de desenvolvimento profissional que se situam no paradigma de racionalidade técnica, percebeuse que o trabalho desenvolvido na escola se centra numa lógica disciplinar e individualista, existindo a elaboração de Projectos Curriculares pela obrigatoriedade do acto e não por uma necessidade sentida. As práticas e as concepções, nestes dois casos, distanciam-se bastante da concepção de diferenciação curricular que aqui se assume no plano teórico, porque estão muito presentes nas suas representações conceitos de uniformidade e homogeneidade. Uma outra dimensão da apropriação do conceito que emerge do estudo, a partir do outro caso estudado, parece contemplar a diferenci ação curricular como ligada a mecanismos de promoção de mobilidade entre níveis e de tratamento afectivo de alunos, como o estimular alunos a atingirem diferentes etapas de aprendizagem conforme as suas necessidades e interesses. Analisaram-se concepções de desenvolvimento profissional que se situam no paradigma pedagógico e humanista social, percebeu-se que o trabalho colaborativo é fomentado, no entanto, considerado muito difícil pelas condições organizacionais que a escola apresenta. As práticas e as concepções, neste caso, são reveladoras de alguns contributos pessoais diferenciadores que a professora estabelece de forma casual em função das necessidades que os alunos apresentam. As práticas e concepções estão neste caso mais próximas de conceitos de diferenciação associadas sobretudo a atitudes de abertura, compreensão e preocupação que cada professor estabelece com a formação e realização pessoal dos seus alunos. Em forma de síntese, podemos concluir que em dois dos casos analisaram-se concepções e práticas muito semelhantes de diferenciação curricular estritamente relacionadas com conceitos de uniformidade, compensação, apoio individualizado e discriminação, bastante distantes da concepção de diferenciação curricular aqui assumida. Num outro caso estudado percebeuse que o sujeito por centrar nas suas prioridades a aprendizagem dos alunos, revelou no seu desempenho profissional uma atenção personalizada ao aluno e uma gestão curricular mais flexível.
It is the purpose of this paper to analise the curriculum conceptions and practices of Maths and Natural Ciences teachers in level two of Basic Education in terms of the concept of curriculum differentiation. The work develops a framework which is an attempt at focusing research on the conceptual field of the curriculum and of curriculum differentiation, and an empirical study - multi -case one- conducted at a school which has been indegrated in the Project of Flexible Management Curriculum since 1996, as a member of a Priority Intervention Educational Territory. Its objective is to know and understand the teachers conceptions, using a semi-structured interview and their curriculum practices concerning the concept of curriculum differentiation through direct observation. It was possible to get to true conclusions. They have shown that the concept is predominantly associated, in two or three cases, whith compensation and individualised support, two or three subjects appearing to believe that differentiation contains in its deepest origin aspects related with discrimination. Offering different activities, demanding homework tasks paying a greater attention to some students are examples of practices which appear to contain, for these two subjects, the concept of discrimination. The conceptions and practices of professional development, in terms of the paradigm of technical rationality, were analysed, and it was understood that the work developed at school is centred on a subject - matter and individualised logic, the design of curriculum projects existing because of their mandatory character and not as a really felt need. The practices and the conceptions, in these two cases, are quite far from the concepts of curriculum differentition taken here in the theoretical plan, as concepts of uniformiliy and homogeneity are strongly present in their representations. Another dimension of concepts appropriation which emerges from the research, with its basis on the other case studied, appears to contemplate curriculum differentiation as being connected with mechanisms of mobility promotion among levels and of affective treatment of the students, such as stimulating them to get to different stages of learning according to these needs and interests. The conceptions of professional development within the pedagogical, social and humanist paradigm were analysed. It was understood that collaborative work is enhanced. Although it was considered to be very difficult to achieve it, owing to the organizational conditions of the school. In these circunstances, the practices and the conceptions bring to the fore some personal contribution establised by the teacher on a case-to-case basis, according to the students needs. In terms of synthesis, we can conclude that in two of the cases quite similar conceptions and practices of curriculum differentation strictly related with concepts of uniformily, compensation, individualised support and discrimination were analysed, quite distant from the conception of curriculum differentation assumed here. In another case we concluded that the subject who focused his prioritier on student learning has revealed a personalised attention on the student and a more flexible curriculum management in his professional activity.
Description: Mestrado em Gestão Curricular na especialidade de Matemática, Ciências e Tecnologia Educativa
URI: http://hdl.handle.net/10773/21909
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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