Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21909
Title: | Diferenciação curricular: concepções e práticas de professores |
Author: | Marques, Carla Sofia Pereira Lacerda José |
Advisor: | Costa, Nilza Roldão, Maria do Céu Neves |
Keywords: | Desenvolvimento dos currículos Práticas educativas Inovação educativa |
Defense Date: | 2002 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se analisar as concepções e práticas curriculares
de professores de Matemática e Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino
Básico relativamente ao conceito de diferenciação curricular. O trabalho é
composto por um enquadramento que pretende situar o estudo no campo
conceptual do currículo e da diferenciação curricular e por um estudo empírico
concretizado através da realização de um estudo multi-caso numa escola
integrada desde 1996, no Projecto de Gestão Flexível do Currículo, e que
esteve integrada num Território Educativo de Intervenção Prioritária.
Pretende-se conhecer e perceber através da entrevista semi-estruturada as
concepções dos professores e através da observação directa as suas práticas
curriculares em torno do conceito de diferenciação curricular.
Este conceito operacionaliza-se aqui, no plano teórico e fundamentado na
literatura da área, como um processo de regulação individualizada, que tendo
em conta as características que os alunos apresentam, estrutura modos de
seleccionar métodos e estratégias adequadas à forma como cada aluno é
capaz de aprender.
Foi possível chegar a algumas conclusões, que mostraram que o conceito é
associado, em dois dos casos, predominantemente à compe nsação e ao
apoio individualizado, parecendo dois dos sujeitos acreditar que a
diferenciação encerra na sua raiz mais recôndita aspectos relacionados com a
discriminação. Proporcionar actividades diferentes, solici tar trabalhos de casa
distintos, prestar uma maior atenção a alguns al unos, são exemplos de
práticas que parecem, para estes dois sujeitos, encerrar em si o conceito de
discriminação. Analisaram-se concepções e práticas de desenvolvimento
profissional que se situam no paradigma de racionalidade técnica, percebeuse
que o trabalho desenvolvido na escola se centra numa lógica disciplinar e
individualista, existindo a elaboração de Projectos Curriculares pela
obrigatoriedade do acto e não por uma necessidade sentida. As práticas e as
concepções, nestes dois casos, distanciam-se bastante da concepção de
diferenciação curricular que aqui se assume no plano teórico, porque estão
muito presentes nas suas representações conceitos de uniformidade e
homogeneidade.
Uma outra dimensão da apropriação do conceito que emerge do estudo, a
partir do outro caso estudado, parece contemplar a diferenci ação curricular
como ligada a mecanismos de promoção de mobilidade entre níveis e de
tratamento afectivo de alunos, como o estimular alunos a atingirem diferentes
etapas de aprendizagem conforme as suas necessidades e interesses.
Analisaram-se concepções de desenvolvimento profissional que se situam no
paradigma pedagógico e humanista social, percebeu-se que o trabalho
colaborativo é fomentado, no entanto, considerado muito difícil pelas
condições organizacionais que a escola apresenta. As práticas e as
concepções, neste caso, são reveladoras de alguns contributos pessoais
diferenciadores que a professora estabelece de forma casual em função das
necessidades que os alunos apresentam. As práticas e concepções estão
neste caso mais próximas de conceitos de diferenciação associadas
sobretudo a atitudes de abertura, compreensão e preocupação que cada
professor estabelece com a formação e realização pessoal dos seus alunos.
Em forma de síntese, podemos concluir que em dois dos casos analisaram-se
concepções e práticas muito semelhantes de diferenciação curricular
estritamente relacionadas com conceitos de uniformidade, compensação,
apoio individualizado e discriminação, bastante distantes da concepção de
diferenciação curricular aqui assumida. Num outro caso estudado percebeuse
que o sujeito por centrar nas suas prioridades a aprendizagem dos alunos,
revelou no seu desempenho profissional uma atenção personalizada ao aluno
e uma gestão curricular mais flexível. It is the purpose of this paper to analise the curriculum conceptions and practices of Maths and Natural Ciences teachers in level two of Basic Education in terms of the concept of curriculum differentiation. The work develops a framework which is an attempt at focusing research on the conceptual field of the curriculum and of curriculum differentiation, and an empirical study - multi -case one- conducted at a school which has been indegrated in the Project of Flexible Management Curriculum since 1996, as a member of a Priority Intervention Educational Territory. Its objective is to know and understand the teachers conceptions, using a semi-structured interview and their curriculum practices concerning the concept of curriculum differentiation through direct observation. It was possible to get to true conclusions. They have shown that the concept is predominantly associated, in two or three cases, whith compensation and individualised support, two or three subjects appearing to believe that differentiation contains in its deepest origin aspects related with discrimination. Offering different activities, demanding homework tasks paying a greater attention to some students are examples of practices which appear to contain, for these two subjects, the concept of discrimination. The conceptions and practices of professional development, in terms of the paradigm of technical rationality, were analysed, and it was understood that the work developed at school is centred on a subject - matter and individualised logic, the design of curriculum projects existing because of their mandatory character and not as a really felt need. The practices and the conceptions, in these two cases, are quite far from the concepts of curriculum differentition taken here in the theoretical plan, as concepts of uniformiliy and homogeneity are strongly present in their representations. Another dimension of concepts appropriation which emerges from the research, with its basis on the other case studied, appears to contemplate curriculum differentiation as being connected with mechanisms of mobility promotion among levels and of affective treatment of the students, such as stimulating them to get to different stages of learning according to these needs and interests. The conceptions of professional development within the pedagogical, social and humanist paradigm were analysed. It was understood that collaborative work is enhanced. Although it was considered to be very difficult to achieve it, owing to the organizational conditions of the school. In these circunstances, the practices and the conceptions bring to the fore some personal contribution establised by the teacher on a case-to-case basis, according to the students needs. In terms of synthesis, we can conclude that in two of the cases quite similar conceptions and practices of curriculum differentation strictly related with concepts of uniformily, compensation, individualised support and discrimination were analysed, quite distant from the conception of curriculum differentation assumed here. In another case we concluded that the subject who focused his prioritier on student learning has revealed a personalised attention on the student and a more flexible curriculum management in his professional activity. |
Description: | Mestrado em Gestão Curricular na especialidade de Matemática, Ciências e Tecnologia Educativa |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21909 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
373.pdf | 839.83 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.