Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21905
Title: Contributo da compreensão na leitura para o desenvolvimento da competência escrita: representações de professores e alunos do 5º ano
Author: Correia, Isabel Maria Menezes
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Leitura - Compreensão
Expressão escrita
Compreensão da leitura
Defense Date: 2002
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ao levarmos a cabo o presente estudo, pretendemos analisar as representações de alunos do 5º Ano e professores de Língua Portuguesa deste nível de ensino sobre: (i) a compreensão de textos escritos; (ii) a produção de textos escritos; (iii) o contributo da compreensão escrita para o desenvolvimento de competências de produção escrita; e (iv) estratégias que favoreçam essa interacção. O nosso interesse em trabalhar com alunos de 5º Ano resulta do facto de os mesmos se encontrarem numa fase de transição (por vezes complexa) entre dois ciclos, o 1º Ciclo e o 3º Ciclo, e por constatarmos, na nossa prática lectiva, que esta mudança, normalmente, se reflecte a nível da sua aprendizagem, ou seja, muitos alunos começam, nesta altura, a revelar alguma desmotivação relativamente à leitura e à escrita. Quanto aos professores, pareceu-nos importante conhecer as suas representações sobre as suas práticas e ver de que modo há uma relação entre estes dois aspectos, ou seja, entre o que pensam e o que fazem. Quando iniciámos o nosso estudo, estávamos conscientes de que fazer uma investigação sobre as representações seria um trabalho difícil, pois não é fácil falar de pessoas. Porém, sentíamos que este aspecto se revestia de grande importância para a compreensão da realidade escolar de alunos e professores. Pareceu-nos, desde o início, que seria essencial abordar, neste estudo, os domínios da leitura (compreensão) e escrita (produção) e as relações que se podem estabelecer entre ambos, que se encontram no centro das preocupações da sociedade em geral. É também nossa convicção de que, entre a leitura e a escrita (no sentido da primeira para a segunda), é possível estabelecer um trabalho de interacção sistemático, programado e devidamente fundamentado, que se reflectirá positivamente no desempenho dos alunos e, consequentemente, promoverá o seu sucesso em Língua Portuguesa, bem como nas restantes disciplinas do seu currículo, dado que cada vez mais a transversalidade entre disciplinas é um dado adquirido. Com este estudo, pretendíamos obter respostas para determinadas questões de investigação: (i) Que representações têm os alunos do 5º Ano e os professores que leccionam Língua Portuguesa a este nível de ensino sobre: o contributo da compreensão escrita para a produção de textos escritos? estratégias que promovam essa transferência de competências?; (ii) Que tipo de estratégias, no âmbito do ensino da Língua Materna, podem favorecer essa interacção entre a compreensão na leitura e a produção escrita?; (iii) Que alterações será necessário introduzir, nas aulas de Língua Materna, para renovar a prática pedagógica neste domínio? A fim de obtermos dados relativos aos aspectos acima mencionados, procedemos à elaboração, testagem, reformulação e aplicação de dois questionários (um destinado aos alunos, outro aos professores), realizámos entrevistas aos docentes inquiridos que se disponibilizaram a continuar a colaborar connosco e analisámos alguns aspectos do manual adoptado na escola onde efectuámos o estudo. Após esta fase do nosso trabalho, comparámos as respostas dadas pelos professores, ao questionário e às entrevistas, e as respostas dadas pelos alunos ao respectivo questionário. Procedemos também à comparação entre os dados resultantes da análise do manual e os restantes dados. Desta forma, obtivemos informações que nos permitiram responder às questões investigativas, por nós definidas e que nortearam o nosso trabalho. Este estudo veio demonstrar que há problemas graves no ensinoaprendizagem da leitura e da escrita. Embora professores e alunos reconheçam a validade e a importância da interacção leitura-escrita, na prática, ela é aplicada muito raramente, sendo normalmente um trabalho ocasional e pouco planeado. Neste contexto e tendo consciência de que é necessário introduzir alterações nas aulas de Língua Materna, para que se possa renovar, urgentemente, a prática pedagógica neste domínio, considerámos pertinente apresentar algumas sugestões pedagógico-didácticas, relativas a estratégias que favoreçam a interacção entre a compreensão na leitura e a produção escrita, decorrentes da revisão da literatura e da reflexão que fizemos, a partir da análise e interpretação dos dados recolhidos durante a realização do nosso estudo.
This study aimed to analyse the perceptions of 5th grade students and teachers of Portuguese about: (i) reading comprehension; (ii) writing; (iii) the contribution of reading comprehension to the development of writing; (iv) strategies to improve this interaction. Our interest in working with 5th grade students is a result of the fact that they are at a stage of transition between two cycles, the 1st and the 3rd cycle, and also results of the statement, in our teaching practice, that this change usually reflects itself on their learning, that is, many students start at this time to reveal some demotivation in what concerns reading and writing. As for the teachers, it seemed important to know their perceptions about their practices and see in what way there is a relation between these two aspects, that is, between what they think and what they do as teachers. When we started our study, we knew it would be difficult to investigate about perceptions, because it is not easy to talk about people. However, we felt that this aspect was of great importance to the understanding of students’ and teachers’ school reality. Since the beginning it seemed it would be essential to approach reading (comprehension) and writing (production) and the relations that may be established between both, since they are a concerned shared by all. We also believe that between reading and writing (from the first to the second) it is possible to establish a systematic work of interaction, programmed and rightly founded, that will reflect positively in students’ performance and, consequently, will promote their sucess in Mother Tongue as well as in the other areas of the curriculum, due to the cross-curricular dimension of this school subject. With this study we aimed to answer some questions: (i) What are the perceptions of 5th grade students and of their teachers of Portuguese about: the contribution of reading comprehension to the production of written texts? strategies that promote this transfer of competences; (ii) What kind of strategies, in what concerns the teaching of the Mother Tongue, may promote this interaction between reading comprehension and writing; (iii) What changes will be necessary to introduce, in Mother Tongue classes, in order to renew the teaching practice? Aiming to obtain data related to the above mentioned issues, we designed, tested, rebuilt and administrated two questionnaires (one to the students, another to the teachers), interviewed the inquired teachers that wanted to carry on with our study and analysed some aspects of the textbook adopted at the school where the study was carried out. Then we did a comparative analyses of the teachers’ answers to their questionnaire, the answers to the interview and the students’ answers to their questionnaire; the textbook analyses was then compared with the other data. This way we obtained information that allowed us to answer the questions that we defined for this investigation. This study revealed the existence of serious problems in the learningteaching process of reading and writing. Although teachers and students are aware of the validity and the importance of the reading and writing interaction, it is really seldom applied, being occasionally worked and not always programmed. In this context and being aware of the need to change Mother Tongue classes in order to urgently renew the teaching practice in this domain, we thought it would be important to dedicate a chapter of this work suggesting strategies to promote the interaction between reading comprehension and writing, supported by the literature review and the reflections done, based on the analyses and interpretation of data collected during this investigation.
Description: Mestrado em Didáctica de Línguas (Português Língua Materna)
URI: http://hdl.handle.net/10773/21905
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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