Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21871
Title: | Experiências musicais contemporâneas : um estudo de caso no ensino profissional |
Author: | Baptista, José Tiago Oliveira |
Advisor: | Carvalho, Sara |
Keywords: | Ensino da música Música contemporânea Análise musical Composição musical |
Defense Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este projecto educativo consiste em reflectir sobre as potencialidades e
necessidade da música contemporânea na prática pedagógica de ensino de
Teoria e Análise Musical. Esta investigação acção iniciou-se com uma
pesquisa sobre a realidade da disciplina nas escolas profissionais de música.
Após recolha e análise bibliográfica foi realizada uma experiência prática, em
formato de seminário, a fim de compreender quais os resultados destas
novas abordagens.
O “Experiências Musicais Contemporâneas”, mais do que um estudo de
caso, pretende ser um reforço da necessidade de actualização do sistema de
ensino artístico especializado; mais uma voz que evoca a necessidade de
incorporar, na pedagógica musical, a música do séc. XX e XXI, tanto nas
suas teorias, conceitos e técnicas composicionais, como na necessidade da
componente prática como meio à assimilação teórica This educational project consists of a reflection on the potentialities and necessity of contemporary music in the teaching practice of Musical Theory and Analysis. This action research began with a research on the reality of this subject in professional music schools. After bibliographical gathering and analysis, a practical experience was realized, in a seminar format, to understand the results of these new approaches. The "Contemporary Musical Experiences", rather than a case study, intends to reinforce the need to update the specialized artistic education system; Another voice that evokes the need to incorporate, in musical pedagogy, the music of the 20th and 21th century, both in it’s theories, concepts and compositional techniques, and in the need of the practical component as a means to theoretical assimilation. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21871 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.