Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21841
Title: aprendizagem cooperativa : uma experiência em música de câmara
Author: Arede, Daniela Alexandra de Barros
Advisor: Carvalho, Luís Filipe Leal de
Keywords: Ensino de música
Música de câmara
Clarinete - Aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Defense Date: 8-Jun-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta investigação pretende demonstrar que a Música de Câmara pode ser uma disciplina complementar ao estudo do instrumento através do desenvolvimento de uma experiência prática recorrendo à utilização da Aprendizagem Cooperativa. A sua aplicação em sala de aula, privilegia a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, bem como, das competências sociais dos alunos por meio da interacção com outros, visando a promoção de uma participação mais activa e uma aprendizagem mais significativa. Os objectivos deste trabalho prendem-se com a diversificação de estratégias de ensino para a Música de Câmara, assim como, a compreensão da metodologia cooperativa, essencialmente no que concerne à sua implementação, tendo em conta a sua importância educacional. E deste modo, aprender a utilizar esta metodologia desenvolvendo uma experiência prática com dois grupos de música de câmara. Os resultados obtidos através da implementação de actividades cooperativas nas aulas de música de câmara sugerem que para além das competências técnicas e musicais adquiridas e desenvolvidas ao longo do período de implementação, também ocorreu o desenvolvimento de competências sociais nos alunos envolvidos na investigação.
This research aims to demonstrate that Chamber Music can be a complementary discipline to the practice of a musical instrument through the development of a practical experience using the Cooperative Learning. Its application in the classroom privileges the acquisition and development of musical knowledge as well as the social skills of students through interaction with others, aiming to promote a more active participation and more meaningful learning. The final goals of this work are related to the diversification of the many teaching strategies that can be applied to Chamber Music, as well as the understanding of the cooperative methodology, in what concerns its implementation, taking into account its educational importance. And so, learn to use this methodology by developing a hands-on experience with two chamber music groups. The obtained results through the implementation of cooperative activities in chamber music classes suggest that in addition to the technical and musical skills acquired and developed during this period, the students involved in this research showed development regarding their social skills as well
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/21841
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf7.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.