Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21835
Title: A autonomia e a autorregulação : contributos para o desenvolvimento da aprendizagem de piano
Author: Costa, Anícia Pinto da
Advisor: Shao Xiao Ling
Keywords: Ensino de música
Piano - Aprendizagem
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho parte do princípio de que existe uma relação direta entre a aquisição de comportamentos autorregulatórios e uma melhoria na aprendizagem de piano. Recorreu-se a uma extensa revisão de literatura existente por forma a fundamentar a investigação e a problemática identificada. Essa literatura é assinada por autores como G. McPherson, B. Zimmerman, J. Hofmann, J. Fassina e H. Neuhaus. Este relatório procura defender o interesse em aliar estratégias próprias do estudo de piano a ferramentas e procedimentos que o aluno pode adquirir, de modo a exercer o controlo da sua aprendizagem (autorregulação). Pretende-se, ainda, realçar a importância da metacognição no processo de aprendizagem. A génese do trabalho assenta na ligação entre o projeto de investigação e as atividades no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada realizada ao longo do ano letivo 2016/17 no Conservatório de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”.
The present work reflects on the direct relationship between fostering self-regulation behaviour and an improvement in piano learning. As basis for this work, an extensive review of existing literature was used to establish an investigation on the identified problem. This literature is signed under the names of G. McPherson, B. Zimmerman, J. Hofmann, J. Fassina e H. Neuhaus. This report seeks to prove the interest in aligning students’ own strategies of the piano practice with tools and processes that students can acquire in order to control their own learning (self-regulation). It is also intended to highlight the importance of metacognition in the learning process. The origin of the work is based on the link between the research project and the activities under Supervised Teaching Practice carried out during 2016/17 at the Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/21835
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf9.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.