Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Castropt
dc.contributor.authorDias, Vera de Jesus Gonçalvespt
dc.date.accessioned2018-01-25T11:59:31Z-
dc.date.available2018-01-25T11:59:31Z-
dc.date.issued2017-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21830-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO presente trabalho aborda questões relacionadas com o estudo individual do violino por alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, bem como, das suas percepções sobre a aprendizagem do violino. Reflete-se sobre questões teóricas acerca do estudo e da motivação: estratégias de estudo, o papel do professor, métodos de estudo, progresso técnico e artístico e ansiedade na performance. Apresenta-se aqui uma caracterização e análise das práticas de estudo dos alunos e também os resultados pedagógicos neste ano letivo, enquanto estudo de caso. Algumas das principais conclusões apontam no sentido de o estudo do violino não ser muito estruturado, mas o interesse dos alunos pelo instrumento e pela prática de música ser grande. Daí a questão enunciada no título deste projecto: estudar ou tocar violino?pt
dc.description.abstractThe present study aims at approaching issues related to the individual study of the violin by students in the music school Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, so as the perception of their learning process. It analyses theoretical questions about practicing and motivation, such as, learning strategies and methods, technical and artistic progress, the teacher´s role and anxiety during the performance. The study shows a profile and an analysis of the learner´s practices and also their learning results of this school year, as a study case. Some of the main conclusions indicate that although learning violin is not well structured, the student´s interest for the instrument and for its musical practice is high. This explains the question announced in the title of this study: Learning or playing the violin?pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectViolino - Ensinopt
dc.subjectInterpretação musical - Violinopt
dc.subject.otherperformance musicalpt
dc.subject.otherestudo individualpt
dc.subject.otherestratégias de estudopt
dc.subject.otherensino do violinopt
dc.subject.otherConservatório de Música Calouste Gulbenkian de Bragapt
dc.titleEstudar ou tocar violino? : um estudo de caso no CMCGB sobre a prática individuapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201942631-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.