Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21770
Title: SA3C – Sistema de Avaliação e Aprendizagem Assistido por Computador
Author: Isidro, Rui Orlando Gomes
Advisor: Pinto, Joaquim de Sousa
Batel, António
Keywords: Métodos pedagógicos
Avaliação dos alunos
Ensino assistido por computador
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Sistema de Avaliação e Aprendizagem Assistido por Computador, SA3C, encerra um conjunto de ferramentas que apresentam uma perspectiva inovadora sobre as tradicionais aplicações de eLearning, sendo de destacar a componente lúdica capaz de atrair os estudantes para o estudo. O sistema baseia-se numa filosofia de aprendizagem pela avaliação e funciona como um complemento ao manual de estudo e à sala de aula nunca substituindo ou diminuindo o papel que o professor desempenha no ensino tradicional. Os alunos são entusiasmados a estudar através de ferramentas com o perfil de jogo, mas sem nunca pender para o lado exclusivamente lúdico. O SA3C tem um carácter competitivo que provou ao longo do tempo ser um aliado eficaz para sensibilizar os alunos para a necessidade de criar métodos de trabalho e estudo. Toda aplicação se baseia no conceito de modelos geradores de questões (modelos). Os modelos quando são inseridos no sistema são catalogados de acordo com uma estrutura rígida que oferece ao SA3C outra das suas características mais importantes: a avaliação qualitativa. O SA3C permite, através da avaliação qualitativa, a definição de perfis de conhecimento. Estes perfis de conhecimento permitem ao aluno conhecer o seu grau de conhecimento nas várias matérias com graus de detalhe que uma avaliação quantitativa não permitiria. Estes perfis podem ainda ser utilizados como base de trabalho para os professores. Este texto descreve o desenvolvimento do SA3C, que envolve diversas tecnologias distintas: tecnologias de representação de matemática na WEB e de representação de gráficos dinâmicos na WEB. É descrito também o modelo de funcionamento do motor de geração de modelos e o dimensionamento da base de dados.
The Evaluation and Computer aided Learning system SA3C, encloses a set of tools that present an innovative perspective on the traditional applications of eLearning, it’s important to emphasis the playful component capable to attract the students for the study. The system is based on learning by evaluation philosophy, and it functions as a complement to the manual of study and the. It never replaces or reduces the role that teachers performance in traditional education. The students are enthusiastic to study using tools with the game profile, but never exclusively for the entertainment side. The SA3C has a very competitive part, and it proved threw time to be an efficient ally to allert students for the necessity to create methods of work and study. The entire application is based on the concept of models generators of questions (models). The models when they are inserted in the system are catalogued in accordance with a rigid structure that offers the SA3C another one of its more important characteristics: the qualitative evaluation. The SA3C allows, through the qualitative evaluation, the definition of knowledge profiles. These profiles allow the pupil to know its degree of knowledge in some subjects with detail that a quantitative evaluation would not allow. These profiles can also be used as working bases for the professors. This text describes the development of the SA3C, which involves distinct technologies: mathematical representation and dynamical graph representation on the WEB. It also describes the generating models process and the development of the database.
Description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/21770
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
626.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.