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Title: O brincar como instrumento pedagógico no hospital
Author: Novaes, Luiza Helena Vinholes Siqueira
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Desenvolvimento das crianças
Crianças
Atitudes perante a doença
Comportamento lúdico infantil
Defense Date: 2003
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho estuda uma alternativa de instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem não formal, aplicada a crianças doentes com períodos breves de hospitalização. Procurou-se, por meio do brincar, atender ao direito da criança a um acompanhamento curricular; estimular sua contínua formação intelectual; facilitar na recuperação da criança, e no seu comprometimento com sua própria saúde. Ofereceu-se a oportunidade de um brincar com palavras, organizado na forma de uma intervenção pedagógica na Sala de atividades e de brincar do Hospital Infante Dom Pedro, Aveiro, Portugal, sob referenciais teóricos de abordagem histórico-cultural. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de pesquisa, mediante um estudo de caso, com observaçõesparticipantes, que junto com entrevistas aos profissionais responsáveis pelo espaço de brincar e a análise documental completaram o quadro de dados. Os dados foram tratados por meio de interpretação e compreensão do que é brincar/aprender no hospital. Foram construídas categorias de análise que tiveram como núcleo comum o processo de ensino-aprendizagem: a ação da criança; a emissão de palavras; a informação sobre prevenção/promoção de saúde. A análise permitiu considerar que é possível a construção de um processo de ensino-aprendizagem no brincar com as crianças hospitalizadas, privilegiando, também, temas referentes à saúde. Com isso, a oportunidade de um atendimento à saúde educacional destas crianças foi assegurado, respondendo às questões da pesquisa.
This present research studies an alternative pedagogical instrument for a non formal teaching-learning process to short-term hospitalized children. It searched for a way to take into consideration the child’s right to a curriculum attendance through playing, as well as to stimulate his/her continuous intellectual development, to interfere in his/her recovery and compromise with his/her own health, through playing. We offered an opportunity to the children, at the Play and Activities’ Room, in the Aveiro’s Infante Dom Pedro Hospital, Portugal, to play with words, being it organized as a pedagogical intervention. The theoretical references were the historic-cultural approach. We used a qualitative research methodology to analyse a case study with participantobservations. The analysed data was completed with interviews conducted with the professionals who were the responsible for the playing room and documents analysis. We analysed the data searching for the interpretation and comprehension of what it is play/learn in the hospital. We constructed categories of analysis that had as their common core a teaching-learning process: the child’s action; the words’ emission; the health’s prevention/promotion information. The analysis allowed us to consider that it is possible a construction of a teaching-learning process that emerges in the play with the hospitalized children, having health subjects also privileged. In this way it was assured the opportunity to give hospitalized children an educational health attendance, which answered to this research questions.
Description: Doutoramento em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/21752
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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