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http://hdl.handle.net/10773/21728
Title: | Valorização da identidade do território pelo produto: os castanheiros de Trancoso |
Author: | Farinha, Inês Ferreira da Silva de Matos |
Advisor: | Albino, Cláudia Regina da Silva G. de Melo |
Keywords: | Design Identidade cultural - Trancoso (Portugal) Castanhas |
Defense Date: | 9-Jul-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação tem como objectivo a valorização da identidade de
Trancoso pelo design, através da criação de uma marca territorial “Trancoso
num embalo”, com a ambição da promoção de produtos e serviços
exponenciadores da cultura do território de Trancoso.
A partir da elaboração de um corpo teórico baseado numa revisão
bibliográfica sobre Design e Território, Identidade, Marcas Territoriais e sobre
o território de Trancoso, desenvolvemos uma metodologia exploratória de
carácter qualitativo e experimental fazendo uso das informações recolhidas
no trabalho de campo, e da análise de exemplos de projectos relevantes
para alcançar o objectivo acima referido.
Como resultado da investigação foram desenvolvidas identidades para os
valores identitários do território nomeadamente da castanha martaínha, da
castanha longal, de produtos alimentares derivados das mesmas, assim
como das sardinhas doces de Trancoso e ainda da história de Trancoso
simbolizada pelo seu castelo. Explorou-se a vocação de mediador cultural
do design.
Em conformidade com as sinergias estabelecidas com os vários actores
públicos e privados presentes neste território, com os quais estabelecemos
contactos, ambicionamos que o trabalho produzido permita implementar a
marca e o sistema de produtos e serviços desenhados. Temos prevista a
sua divulgação na próxima edição da “Feira da Castanha e Paladares de
Outono” a realizar em novembro de 2017. This dissertation aims to enhance the identity of Trancoso through design, with the ambition of promoting products and services that exponentiate the culture of the territory of Trancoso, through the creation of a territorial brand "Trancoso num embalo”. The development of a theoretical body based on a bibliographic review on Design and Territory, Identity, Territorial Brands and the territory of Trancoso, we developed an exploratory methodology of qualitative and experimental character making use of the information collected in the field of work, and the analysis of relevant examples of projects to achieve the above objective. As a result of the research, identities were developed for the identity values of the territory, namely the martaínha chestnut, the longal chestnut, the food products derived from these chestnuts, as well as the sardinhas doces of Trancoso and the history of Trancoso, symbolized by its castle. The vocation of cultural mediator of design was explored. In accordance with the synergies established with the various public and private actors present in this territory, with whom we have established contacts, we aim to produce the work produced by the brand and the system of products and services designed. We are planning to release it in the next edition of the “Feira da Castanha e Paladares de Outono" to be held in November 2017. |
Description: | Mestrado em Design |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21728 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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