Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21680
Title: Reestruturação organizacional e gestão do conhecimento: o caso da Mota-Engil
Author: Moreira, Olívia da Silva
Advisor: Melo, Ana Isabel
Figueiredo, Hugo Casal
Keywords: Administração e gestão pública
Mudança organizacional
Gestão de empresas
Gestão do conhecimento
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório de Estágio avalia a possibilidade de reorganização da Mota-Engil (ME), através do desenvolvimento de uma plataforma de Gestão do Conhecimento. Esta necessidade surge com a falta de estruturação de informação e consequente perda da mesma no Grupo ME. Com o objetivo de encontrar, recolher, analisar e estruturar de forma uniforme a informação relativa à atividade “core” do estudo de caso – a engenharia – foi analisada e testada a implementação de um sistema de Gestão do Conhecimento nesta organização. Em termos de estratégia de investigação optou-se pelo estudo de caso, os métodos de recolha de informação utilizados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas e não-estruturadas, um inquérito por questionário e a observação participante. A Mota-Engil já havia desenvolvido uma plataforma de Gestão do Conhecimento – o siTEC –, considerada desajustada essencialmente devido a problemas de acessibilidade, uma vez que, ao exigir ligação via intranet, não chegava a todos os colaboradores do Grupo ME espalhados pelo mundo. Outros problemas apontados foram a pouca divulgação da plataforma pelos colaboradores e a fraca utilização da mesma por parte destes. A nova plataforma de GC desenvolvida – KNOW.ME –, pretende colmatar as falhas detetadas no siTEC, tornando-se uma plataforma de caráter colaborativo e de acesso transversal a todos os colaboradores. É expectável que esta nova ferramenta colmate um grave problema subjacente à Mota-Engil – a perda de conhecimento – e que cative e entusiasme os colaboradores a continuar com o bom trabalho e a gerar resultados positivos para a ME.
The following Internship Report aims to evaluate the possibility of an organizational restructuring of Mota-Engil through the development of a Knowledge Management platform. This need arises from the lack of structured information and consequent lost on Group ME. In order to track, collect, analyze and structure the information related to the core activity of the case study - engineering - the implementation of a Knowledge Management System in this organization was analyzed and tested. This study was carried out through case of study, the methods used to collect information were documentary analysis semi-structured and non-structured interviews a questionnaire survey and participant observation. This company, Mota-Engil, has already in execution a Knowledge Management platform – siTEC – considered essentially unappropriated due to accessibility problems, since, by requiring intranet connection, this not reach all ME Group employees around the world. Other problems pointed out were the low dissemination of the platform by the employees and the week use of the platform by them. The new Knowledge Management Platform – KNOW-ME – aims to fill the gaps found in siTEC, becoming a collaborative and transversal platform for all employees. It is expected that this new tool will solve a critical a problem to Mota-Engil - the loss of knowledge – and captivate and enthusiast employees to continue the good work and generate positive results for ME.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/21680
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.