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dc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria Barbas dospt
dc.contributor.advisorVagos, Paula Emanuel Rocha Martinspt
dc.contributor.authorTrigo, Jéssica Alexandra Ramospt
dc.date.accessioned2018-01-16T15:47:32Z-
dc.date.issued2016-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21515-
dc.descriptionMestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológicapt
dc.description.abstractA adolescência constitui-se como uma fase em que o estabelecimento de relações sociais assume extrema importância, sendo que as expressões faciais são fulcrais neste processo de socialização e interação social, pois transmitem informação acerca dos estados emocionais do seu portador. As emoções percebidas através das expressões faciais desempenham um papel importante na forma como a atenção é selecionada e interpretada. Na literatura, tem surgido um interesse crescente acerca do processamento da emoção de compaixão. As expressões de crítica são consideradas as emoções inversas mais comuns das expressões de compaixão. Estudos anteriores têm verificado que adolescentes com problemas de comportamento demonstram défices ao nível do processamento emocional, mais concretamente ao nível da deteção e resposta a emoções positivas demonstradas por outros. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a presença de Perturbação de Comportamento (PC) influencia o processamento de expressões emocionais compassivas e críticas, em comparação com adolescentes sem qualquer diagnóstico de PC. Neste estudo não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Contudo, foram obtidos alguns resultados relativamente à emoção de compaixão, que nos permitem verificar que existe de facto alguma dificuldade no processamento desta emoção por parte dos adolescentes com PC e também nos permite inferior que o estudo desta emoção revela-se de grande importância.pt
dc.description.abstractAdolescence is characterized as a stage where the establishment of social relations assumes an extremely important role and facial expressions are central in this process of socialization and social interaction, as it transmits information about the emotional state of its carrier. Emotions perceived through facial expressions play an important role in the way attention is selected and interpreted. In literature, there has been a growing interest in the processing of compassion. Expressions of criticism are considered the most common inverse emotions of expressions of compassion. Previous studies have found that adolescents with behavioral problems demonstrate deficits in emotional processing, more specifically in the detection and response to positive emotions demonstrated by others. Thus, the present study aims to verify how the presence of Disruptive Behavior Disorder (DBD) influences the processing of compassionate and critical emotional expressions, compared to adolescents without any DBD diagnosis. In this study there were no statistically significant differences between groups. However, some results that were obtained regarded the emotion of compassion, which allowed us to verify that there is in fact some difficulty in processing this emotion by adolescents with DBD and also allows us infer that the study of this emotion is of great importance.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt
dc.subjectAdolescentes - Problemas de comportamentopt
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectExpressão facialpt
dc.subjectEmoções (Psicologia)pt
dc.subjectAtençãopt
dc.subjectCompaixãopt
dc.subject.otherAdolescênciapt
dc.subject.otherPerturbação de comportamentopt
dc.subject.otherEnviesamento atencionalpt
dc.subject.otherCompaixãopt
dc.subject.otherCriticismopt
dc.titleEnviesamento atencional para expressões de compaixão e criticismo em adolescentes com perturbação de comportamentopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2018-12-06T15:00:00Z-
dc.identifier.tid201934906-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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