Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21462
Title: A tradição na palma da mão: uma abordagem didática com orientação EDS no pré-escolar
Author: Henriques, Eliana da Silva
Advisor: Sá, Patrícia
Keywords: Educação pré-escolar
Educação para a cidadania
Educação ambiental
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento sustentável
Práticas educativas
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se relatar o percurso efetuado desde a planificação, conceção, implementação e avaliação de uma abordagem didática, com orientação EDS, implementado num grupo de crianças do Pré-escolar, contextualizado nas tradições de uma cidade portuguesa. Este projeto de investigação teve como principais pilares teóricos a situação de emergência planetária atual e a relevância da Educação para o Desenvolvimento sustentável na atualidade, encontrando-se enquadrado, metodologicamente, num paradigma interpretativo, sendo de natureza qualitativa, inserindo-se da vertente do estudo de caso. Nesta investigação foram adotadas como técnicas de recolha de dados a observação participante, o inquérito por entrevista e a compilação documental. Para que se procedesse à análise dos dados foi elaborado um instrumento de análise de conteúdo, este devidamente validado por um perito e que se aplicou a todos os documentos integrantes do corpus documental. Os resultados desta investigação revelaram que foi ao nível das capacidades que se verificaram mais evidências de aprendizagem por parte das crianças, seguindo-se a subdimensão dos conhecimentos e, por último, a das atitudes e valores.
This paper intends to report the route made from the planning, design, implementation and evaluation of an educational approach with EDS guidance, implemented in a group of children from Preschool, contextualized in the traditions of the city of Aveiro. This research project had as its main theoretical pillars the current planetary emergency situation and the relevance of education for sustainable development today, lying framed, methodologically, an interpretative paradigm, and qualitative
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/21462
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório esh.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.