Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21451
Title: Promoção da autonomia no 1º CEB: um estudo de um caso
Author: Silva, Ana Miguel Rodrigues da
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Educação das crianças
Estrategias de aprendizagem
Desenvolvimento pessoal e social - Crianças
Participação dos alunos
Autonomia individual - Crianças
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este Relatório de Estágio reporta-se ao trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e de Seminário de Investigação Educacional, do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. O tema explorado no contexto do estágio foi a promoção da autonomia no 1.º CEB, enquanto valor fundamental no desenvolvimento pessoal e social da criança. Perceber a forma como é considerada a promoção da autonomia no 1.º CEB, junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, e explorar possíveis estratégias de promoção da autonomia das crianças, foi o desafio que nos colocámos. Para tal, numa primeira fase fizemos uma observação participante apoiada numa grelha de análise de aspetos relacionados com a autonomia com vista a caracterizar e refletir sobre a forma como é promovida a autonomia num contexto tradicional de 1º Ciclo do Ensino Básico. Numa segunda fase, procurámos levar a cabo algumas iniciativas pedagógicas, optando sobretudo pela realização de trabalhos de grupo e discussões ou debates em torno de temas ou assuntos em estudo. Considerando os dados que pudemos reunir podemos concluir que na escola os adultos nem sempre ajudam a criança a desenvolver a sua autonomia, pois não oferecem verdadeiras oportunidades para a criança assumir responsabilidades e participar ativamente na vida escolar. Contudo, através das iniciativas pedagógicas que desenvolvemos verificámos que, mesmo num contexto muito convencional de 1.º CEB, é possível desenvolver algumas atividades que estimulem a autonomia dos alunos.
This Internship Report refers to work done in the Supervised Teaching Practice and Educational Research Seminar modules, from the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of basic education (CBE), from University of Aveiro. The theme explored in the context of the internship, was the promotion of Autonomy in the 1st CBE, as fundamental value in personal and social development of child. Understand how it is considered the promotion of autonomy in the 1st CBE, along with a class of 4th grade, and explore possible strategies for promoting the autonomy of children, was the challenge that we have put to ourselves. To this end, initially we made a participant observation supported by a framework of aspects analysis, related to autonomy in order to characterize and reflect on how autonomy is promoted in a traditional context of the 1st cycle of basic education. In a second phase, we tried to carry out some pedagogical initiatives, choosing mainly by performing group works and discussions or debates around themes or subjects studied. Considering the data that we gather we can conclude that in school the adults do not always help the child to develop their autonomy, as they don’t offer real opportunities for the child to take responsibility and actively participate in school life. However, through the pedagogical initiatives we have developed, we noticed that even in a very conventional context of 1st CBE, it’s possible to develop some activities that stimulate the autonomy of students.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/21451
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE_Ana Miguel_18 de julho.pdf868.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.