Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPortugal, Gabrielapt
dc.contributor.authorDias, Cátia Sofia Oliveirapt
dc.date.accessioned2018-01-16T10:03:15Z-
dc.date.available2018-01-16T10:03:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21450-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio descreve o projeto que desenvolvemos junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto procurou compreender de que forma a autonomia é trabalhada e vivida num contexto do 1.º CEB e, através de intervenções pedagógicas, contribuir para a promoção da autonomia das crianças. Assim, com base numa grelha de análise de aspetos relativos à autonomia, observámos o ambiente pedagógico promovido na sala de aula. Procurámos, ainda, caraterizar o comportamento das crianças da turma, atendendo à sua autonomia, implicação e bem-estar. Paralelamente, procurámos implementar dinâmicas de aula que fossem promotoras de autonomia. Este trabalho assumiu caraterísticas de estudo de caso, de natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Pudemos concluir que a promoção da autonomia é um desafio constante para o professor, uma vez que este tem de questionar, continuamente, as suas ideias e práticas educativas, no sentido de respeitar os interesses e caraterísticas individuais das crianças, dando-lhes espaço para que cada uma delas possa exercer a sua autonomia.pt
dc.description.abstractThe present internship report describes the project that was developed with a 4th grade class during the Supervised Teaching Practice (Internship) of the Early Childhood Education and 1st Cycle of Basic Education Master (Master´s Degree - CEB). The project sought to understand how autonomy is worked and lived in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) context and tried to contribute to the children’s autonomy through pedagogical interventions. Therefore, we have observed the pedagogical environment promoted in the classroom, based on a grid concerning aspects related to autonomy. Consequently, we tried to characterize the behaviour of the children of the class, bearing in mind their autonomy, involvement and well-being. In parallel, we tried to implement dynamics in the classroom that favoured autonomy. This work has characteristics of a case study, with an explorative, qualitative and interpretive nature. We were able to conclude that the promotion of autonomy is a constant challenge for the teacher, since he or she has to continuously question his or her ideas and educational practices, aiming to respect the children’s individual interests and characteristics and giving them the space needed, so that each one of them may exercise his/her autonomy.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectEducação para a cidadania - Ensino básico 1º ciclopt
dc.subjectParticipação dos alunospt
dc.subjectEstrategias de aprendizagempt
dc.subjectAutonomia individual - Criançaspt
dc.subject.otherAutonomiapt
dc.subject.otherParticipaçãopt
dc.subject.otherEducação para a cidadaniapt
dc.subject.other1.º ciclo do ensino básicopt
dc.subject.otherAbordagens pedagógicaspt
dc.titleAutonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201570106-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio_ Cátia Dias.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.