Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21449
Title: Apropriação do perfecto com recurso aos manuais escolares: uma abordagem didática
Author: Santos, Sara Étel Saraiva Vaz dos
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Didática das línguas
Língua espanhola - Ensino de uma segunda língua
Ensino básico 3º ciclo
Manuais escolares - Análise de conteúdos
Tempos verbais
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Num mundo cada vez mais multicultural e multilingue multiplicam-se os desafios no campo da educação. O presente trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de saberes necessários a uma melhor prática docente, particularmente no ensino de espanhol. Assim, realizou-se uma pesquisa empírica acerca da apropriação do perfecto com recurso aos manuais escolares adotados no concelho de Aveiro para o 7.º ano. Os objetivos que pautaram o estudo consistiram em identificar o lugar que ocupa o perfecto nos manuais de espanhol alvo de análise e as metodologias e estratégias sugeridas para a lecionação deste conteúdo; elencar as dificuldades dos alunos na apropriação do perfecto, bem como definir estratégias para tratar este tempo verbal considerando as dificuldades diagnosticadas no grupo alvo de estudo. Com base nos resultados obtidos, espera-se contribuir para uma melhoria da qualidade e operacionalização do ensino de espanhol. Trata-se de uma reflexão interdisciplinar, envolvendo questões, quer da área da Didática de Línguas quer da Linguística. Para tal, após uma primeira parte, onde se expuseram alguns pressupostos teóricos sobre o tema, prosseguiu-se para o desenvolvimento de um estudo de caso com contornos de investigação-ação, levado a cabo num colégio do concelho de Aveiro, durante o ano letivo de 2014/2015. Os dados obtidos revelam que a apropriação do perfecto, por parte dos alunos participantes do estudo, é limitada, não só pelas constrições existentes no contexto de sala de aula, mas também pelo próprio posicionamento dos estudantes face à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. As principais limitações ao estudo prendem-se com o nível de ensino a que foi aplicado o projeto, com o reduzido tempo para sua execução e com a falta de maturidade e empenho dos alunos.
In an increasingly multicultural and multilingual world, challenges in education are multiplying. The present work aims to contribute to the development of the knowledge for a better teaching practice, particularly in the teaching of Spanish. Therefore, an empirical research about the appropriation of the perfecto was made using the school textbooks implemented in the municipality of Aveiro for the 7th grade. The main goals of the study were to identify the space occupied by the perfecto in the analyzed textbooks and the methodologies and strategies suggested for the teaching of this subject; to indicate the difficulties of the students regarding the appropriation of the perfecto, as well as to define strategies to teach this verbal tense considering the difficulties diagnosed in the target group of the study. This way, it would be possible to contribute to the improvement of the quality and operationalization of the Teaching of Spanish as a Foreign Language. This study is an interdisciplinary reflection that involves questions regarding both Language Didactics and Linguistics. To this end, after a first section where some theoretical assumptions were made on the subject, a case study with outlines of action research was developed in a college in the municipality of Aveiro, during the 2014/2015 school year. The retrieved data reveal that the appropriation of the perfecto by the students participating in the study is limited, not only by the classroom constrictions but also by the positioning of the speakers regarding the learning of Spanish as a foreign language. The main study limitations were associated with the education level to which this project was applied, the time limitation for its execution and the lack of maturity and commitment of the students.
Description: Mestrado em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/21449
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.