Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21438
Title: | Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
Author: | Costa, Mafalda Maria Reis |
Advisor: | Brás, Isabel Alexandra Vieira |
Keywords: | Didatica da matemática Ensino da matemática - Ensino secundário Recursos educativos Geometria Transformações (Matemática) Funções (Matemática) Gráficos |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar se o GeoGebra é um recurso facilitador do processo de estabelecimento, por parte dos alunos, das relações entre gráficos de funções e auxiliador na resolução das tarefas propostas.
Para a realização deste estudo selecionou-se alguns estudantes de uma turma do 10º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias de uma escola, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental, a inquirição e ainda a observação. O estudo realizado é um estudo de casos múltiplos, que se insere num paradigma interpretativo de índole qualitativa.
Os resultados indicam que, no geral, o recurso ao GeoGebra parece facilitar o estabelecimento de relações entre gráficos de funções e auxiliar os alunos na resolução das tarefas propostas. This work aims to analyze if the GeoGebra is a facilitator resource in the process of establishing relations between function graphs, by the students, and a helper in the resolution of the proposed tasks. For this study, some students were selected from a class in the 10th grade of scientific and humanistic course of Science and Technologies of a school, where the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada has taken place. The techniques used for data collection in this study were: the documentary collection, examination and further observation. The study is a multiple case study, whithin a interpretative paradigm of qualitative nature. The results indicate that, in general, the use of GeoGebra seems to facilitate the establishment of relations between function charts and to help students in the resolution of the proposed tasks. |
Description: | Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21438 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.