Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21396
Título: Educação para a paz no jardim de infância: uma educação livre de conflitos
Autor: Dias, Tânia Vanessa Serrano
Orientador: Lourenço, Mónica Sofia Marques
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Educação das crianças
Crianças em idade pré-escolar
Diversidade linguística
Pluralismo cultural
Educação para a paz
Desenvolvimento das crianças
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este estudo teve com principais objetivos avaliar e compreender os efeitos de um projeto de Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) nos conhecimentos, atitudes e capacidades de um grupo de crianças em idade pré-escolar, e ainda, compreender como podemos promover uma educação para a paz através da SDLC no jardim de infância. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um projeto no âmbito da educação para a paz através da abordagem SDLC, com um grupo de 25 crianças em idade pré-escolar. Realizaram-se diversas atividades, nomeadamente o conto de histórias, conversas de grupo, trabalhos de expressão plástica e musical, de forma a sensibilizar as crianças à temática da educação para a paz através de atividades do seu interesse. Tratando-se de um estudo do tipo investigação-ação, foram recolhidos dados através da observação direta e de gravações vídeo das quatro sessões realizadas. Estas gravações vídeo foram, posteriormente, transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, tendo em conta três categorias: conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Procedeu-se ainda à avaliação da implicação das crianças nas tarefas, de forma a obtermos um indicador das suas aprendizagens. A análise dos dados permitiu concluir que é durante a idade pré-escolar que devemos começar a sensibilizar as crianças para as diferenças linguísticas e culturais, de forma a que estas adquiram conhecimentos sobre o mundo das línguas e das culturas e desenvolvam atitudes positivas face ao outro. Concluiu-se também que projetos de educação global permitem que as crianças desenvolvam atitudes de tolerância e respeito, através da promoção da paz, e compreendam a importância de aprender outras línguas para mais facilmente se poderem relacionar e comunicar com os outros rumo a um mundo mais pacífico e sustentável.
This study aimed to evaluate and understand the effects of an Awakening to Languages (AtL) project in the development of knowledge, attitudes and skills of a group of pre-primary children, and also to understand how to promote an education for peace through the AtL approach in pre-primary contexts. To this end, a peace education project, sustained on the AtL approach, was conceived and put into practice with a group of 25 pre-primary children. There were various activities, including storytelling, group discussions, visual arts and musical work, in order to sensitize children to the theme of peace education through activities of their interest. Considering that this was an action-research-type project, data were collected through direct observation and video recordings of four sessions. These video recordings were later transcribed and submitted to content analysis, taking into account three categories: knowledge, skills, attitudes and values. The children’s involvement in the tasks was also assessed, as an indicator of their learning achievements. Data analysis led to the conclusion that pre-primary is the correct time to start making children aware of linguistic and cultural differences, so that they acquire knowledge about the world of languages and cultures and develop positive attitudes towards the Other. We also concluded that global education projects allow children to develop attitudes of tolerance and respect, through the promotion of peace, and to understand the importance of learning other languages to relate and communicate with others towards a more peaceful and sustainable world.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/21396
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoMestrado_TâniaDias.pdf4.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.