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Title: Gestão dos relacionamentos com os fornecedores : o caso Huf Portuguesa
Author: Rebelo, Ana Filipa Branco
Advisor: Nobre, Helena
Szczygiel, Nina Katarzyna
Keywords: Gestão
Logística empresarial
Indústria automóvel
Distribuição de mercadorias
Defense Date: 11-Dec-2017
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente, a concorrência crescente nos mercados faz com que as empresas se tornem cada vez mais dependentes dos seus fornecedores, o que exige uma gestão eficaz das suas cadeias de abastecimento. Para que possam estabelecer e manter relações com os melhores fornecedores, as empresas aplicam estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores. Através da revisão da literatura foi possível compreender a importância das cadeias de abastecimento e da aplicação de estratégias para gestão de relacionamentos com fornecedores. Tendo por base a literatura analisada, em particular, o modelo proposto por Oflac (2015), foi estudada a empresa Huf Portuguesa. Através deste estudo de caso, foi possível compreender como é que uma empresa estabelece as suas estratégias e desempenha, na prática, a gestão dos relacionamentos com os seus fornecedores. Os resultados sugerem que a existência de relacionamentos saudáveis e contínuos se traduz em vantagens para as empresas, permitindo-lhes permanecer competitivas nos mercados. As estratégias de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores possibilitam às empresas fazer uma filtragem dos melhores parceiros e desenvolver as capacidades dos mesmos, de forma a obter maiores proveitos.
In recent years, the growing market competition has made companies increasingly dependent on their suppliers, which requires effective management of their supply chains. To establish and maintain relationships with the best suppliers, companies apply strategic supplier selection, evaluation and development criteria. The literature review showed the importance of supply chains and the use of strategic criteria in managing relationships with suppliers. Based on the literature review, in particular, the model proposed by Oflac (2015), the firm Huf Portuguesa was studied. Through this case study, it was possible to understand how a firm establishes strategies and performs in the practice its supply relationship management activities. The results suggest that the existence of strong and continuous relationships creates advantages for the companies, allowing them to remain competitive in the markets. The strategies of selection, evaluation and development of suppliers enable companies to filter the best partners and develop their capabilities to achieve greater profits.
URI: http://hdl.handle.net/10773/21384
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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