Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21382
Título: Estratégias na formação de formadores: um pomo de discórdia?
Autor: Balula, Ana
Cravo, Cláudia
Marques, Susana
Palavras-chave: formação contínua de professores
didática
Cultura e Línguas Clássicas
Data: 2017
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Resumo: No contexto atual, tem-se assistido a uma necessidade crescente de formação contínua de formadores na área da Cultura e das Línguas Clássicas, em particular na sequência dos recentes esforços desenvolvidos para que esta área assuma uma presença mais expressiva no Sistema Educativo Português. Neste estudo, pretende-se refletir sobre diferentes estratégias que se podem adotar na formação contínua de formadores da área em causa. Nesse sentido, e do ponto de vista metodológico, partiu-se de uma experiência concreta de formação online e consideraram-se três eixos de análise: os objetivos inicialmente definidos, a interação dos participantes e a avaliação final que os participantes fizeram das propostas de plano de aula. A triangulação dos dados recolhidos revelou que a adoção de diferentes estratégias pode ser vantajosa para se tentar colmatar as diversas necessidades dos formandos.
Currently, there is a growing need for in-service teacher training, particularly in classical culture and languages, following efforts to ensure that this subject plays a more significant role in the Portuguese education system. This study focuses on different strategies that can be adopted in teacher training in the field of classical culture and languages. In terms of methodology, it is based on the concrete experience of online training, focusing on three areas of analysis: the objectives initially set, the participants’ interaction, and their final evaluation of the proposed lesson plans. Triangulation of the data reveals that it may be advantageous to adopt different strategies to address the diverse needs of learners.
URI: http://hdl.handle.net/10773/21382
DOI: 10.14195/978-989-26-1340-6_4
ISBN: 978-989-26-1339-0
Aparece nas coleções: CIDTFF - Capítulo de livro
ESTGA - Capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaBalula_Cap_Estrategias na formacao de formadores.pdf747 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.