Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pérez Pérez, Noemí | pt |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Rita Rocha | pt |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T11:44:33Z | - |
dc.date.available | 2018-01-04T11:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/21332 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt |
dc.description.abstract | Sabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas. | pt |
dc.description.abstract | Having the notion that Language and Culture are inseparable, it’s of the upmost importance to have them present in the teaching of foreign languages. Being Literature an integrant part of Culture, we believe in the didactic potential of its use in foreign language teaching. Having consulted specialized bibliography as a base of resource on the issue, the present study seeks to understand the presence and finality of literature in the English as a Foreign Language (EFL) textbooks. The documental analysis was the instrument used to collect data in this study, having been analysed two manuals of EFL, one of a Portuguese editor and another of an English editor. In order to analyse the data collected we examine the content along quantitative and qualitative approaches. The results obtained from this study allow us to conclude that literature manifests a not significant presence in the analysed manuals and it seems to be explored mainly through activities of reading comprehension, focusing particularly the development of linguistic competences. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Didática das línguas | pt |
dc.subject | Ensino de línguas | pt |
dc.subject | Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua | pt |
dc.subject | Literatura - Didática | pt |
dc.subject | Língua inglesa - Manuais escolares | pt |
dc.subject | Manuais escolares - Análise de conteudo | pt |
dc.subject.other | Literatura | pt |
dc.subject.other | Manuais escolares | pt |
dc.subject.other | Ensino de inglês | pt |
dc.subject.other | Língua estrangeira (ILE) | pt |
dc.subject.other | Potencialidades didáticas da literatura | pt |
dc.title | (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201564718 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
relatório arrm.pdf | 4.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.