Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/21332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPérez Pérez, Noemípt
dc.contributor.authorMoreira, Ana Rita Rochapt
dc.date.accessioned2018-01-04T11:44:33Z-
dc.date.available2018-01-04T11:44:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21332-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt
dc.description.abstractSabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas.pt
dc.description.abstractHaving the notion that Language and Culture are inseparable, it’s of the upmost importance to have them present in the teaching of foreign languages. Being Literature an integrant part of Culture, we believe in the didactic potential of its use in foreign language teaching. Having consulted specialized bibliography as a base of resource on the issue, the present study seeks to understand the presence and finality of literature in the English as a Foreign Language (EFL) textbooks. The documental analysis was the instrument used to collect data in this study, having been analysed two manuals of EFL, one of a Portuguese editor and another of an English editor. In order to analyse the data collected we examine the content along quantitative and qualitative approaches. The results obtained from this study allow us to conclude that literature manifests a not significant presence in the analysed manuals and it seems to be explored mainly through activities of reading comprehension, focusing particularly the development of linguistic competences.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDidática das línguaspt
dc.subjectEnsino de línguaspt
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguapt
dc.subjectLiteratura - Didáticapt
dc.subjectLíngua inglesa - Manuais escolarespt
dc.subjectManuais escolares - Análise de conteudopt
dc.subject.otherLiteraturapt
dc.subject.otherManuais escolarespt
dc.subject.otherEnsino de inglêspt
dc.subject.otherLíngua estrangeira (ILE)pt
dc.subject.otherPotencialidades didáticas da literaturapt
dc.title(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201564718-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório arrm.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.