Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/21321
Título: Marketing Tribal: adaptação portuguesa e características psicométricas preliminares do questionário de Tribalismo, Lealdade Marca-Equipa, Valor Marca e Identidade pessoal/grupo
Outros títulos: Tribal Marketing: Portuguese adaptation and preliminary psychometric results of tribalism, team brand loyalty, team brand value and personal/group identity questionnaire
Autor: Almeida, Hugo Márcio Rodrigues de
Simões, Dora
Silva, Carolinne
Bem-Haja, Pedro
Palavras-chave: Marketing Tribal
Questionários
Tradução
Validade dos testes
Data: 2017
Editora: Grupo Editorial Espacios GEES, 2021, C.A.
Resumo: O objetivo deste estudo foi adaptar para a população portuguesa e validar as características psicométricas preliminares do questionário de Tribalismo de Rudi Meir, Lealdade Marca-Equipa, Valor Marca e Identidade pessoal/grupo. Foi seguido um protocolo de investigação quantitativo. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito com uma amostra selecionada por conveniência composta por n=734 participantes distribuídos por 13 níveis de formação académica. Foi realizada uma análise fatorial confirmatória, no contexto dos modelos de equações estruturais. Os resultados obtidos na amostra portuguesa permitem suportar a estrutura fatorial do Questionário original, “Tribalism, team brand loyalty, team brand value and personal/group identity ”, proposto por Rudi Meir (2009). A versão portuguesa do questionario apresenta propriedades psicométricas satisfatórias quanto à validade e fidelidade representando uma opção valida para a mensuração da fenomenología em causa.
The goal of this study was to adapt to the Portuguese population and to validate the preliminary psychometric characteristics of the Rudi Mayer questionnaire, “Tribalism, team brand loyalty, team brand value and personal/group identity ”. A quantitative research protocol was followed. The data collection was carried through a survey with a sample selected for convenience composed of n = 734 participants distributed in 13 levels of academic formation. A confirmatory factorial analysis was performed in the context of structural equation models. The results obtained in the Portuguese sample allow to support the factorial structure of the original questionnaire,"Tribalism, team brand loyalty, team brand value and personal / group identity", proposed by Rudi Meir (2009). The Portuguese version of the questionnaire presents a satisfactory psychometric properties regarding validity and fidelity, representing a valid option for the measurement of the phenomenology in question.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/21321
ISSN: 0798-1015
Versão do Editor: http://www.revistaespacios.com/a17v38n29/a17v38n29p35.pdf
Aparece nas coleções: ISCA-UA - Artigos
DigiMedia - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017ESPACIOS.pdf806.97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.