Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/21320
Title: | Centum Square: Um jogo para alunos do ensino básico |
Author: | Ramos, Sandra Oliveira, Lia Raquel Oliveira, Maria Paula |
Keywords: | Jogo interativo Recurso educativo digital Game-based learning |
Issue Date: | May-2016 |
Publisher: | Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTE |
Abstract: | Na análise do programa curricular do Reino Unido, no tópico Números, encontrámos referência ao hundred-square, que descreveremos na secção 1, e que pode ser usado para identificar padrões numéricos, sendo um útil recurso para muitas outras atividades matemáticas. Adaptámos o conceito para criar um jogo educativo, digital e interativo, nascendo assim o Centum-Square. O público-alvo são os alunos do primeiro ciclo do ensino básico. O jogo foi desenhado com o intuito de os motivar a ampliar os seus conhecimentos, reforçando o seu desenvolvimento, para além de estimular a concentração, memória e raciocínio. Em termos pedagógicos, este jogo permite ao aluno desenvolver a noção de número, e compreender as operações básicas adição e subtração, bem como promover a capacidade de cálculo mental. Realizámos os testes de usabilidade com um grupo de utilizadores representativo do público alvo. Este jogo está disponível em vários idiomas, nomeadamente, português, inglês, espanhol, francês e alemão. Foi distinguido com o primeiro prémio, a nível nacional, no Best Content Award e representou Portugal no Best Content for Kids European Award, obtendo um 2º lugar a nível europeu. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21320 |
ISBN: | 978-972-95595-9-4 |
Publisher Version: | http://ejml2016.fpce.uc.pt/Atas_3_EJML.pdf |
Appears in Collections: | DMat - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atas_3_EJMLCentum.pdf | Texto Publicado | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.