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http://hdl.handle.net/10773/21319
Title: | Abrigo urbano multifunções para bicicletas |
Author: | Palminha, João Pedro Fonseca |
Advisor: | Oliveira, João Alexandre Dias de Bago de Uva, Paulo |
Keywords: | Engenharia e design de produto Urbanismo - Design Bicicletas Mobilidade |
Defense Date: | 30-Aug-2017 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O objetivo deste projeto visa promover a mobilidade, aumentar a
qualidade de vida no espaço urbano e atender ás necessidades dos cidadãos
mais conscientes para as questões ambientais e para a fruição plena do
espaço público, num contexto de consciencialização crescente para e
premência das questões ambientais e suas implicações na qualidade de vida
dos cidadãos.
Para tal é proposto a criação de abrigos urbanos estrategicamente
localizado perto de ciclovias já existentes, em zonas comerciais, mas
também em locais mais isolados de forma a requalificar os mesmos, atrair
mais pessoas, aumentar a atratividade e consequentemente diminuir a
insegurança.
Metodologicamente, numa primeira ação, este projeto propõe
investigar o meio urbano na sua generalidade analisando diferentes casos de
estudo. Numa segunda fase, propõe-se a avaliação dos aspetos positivos e
negativos observados durante a utilização dos parques de bicicletas, em
espaços urbanos como Amesterdão ou Copenhaga.
Com a implementação deste equipamento nos espaços urbanos em
Portugal, pretende-se criar um espaço comum de partilha entre ciclistas e
pedestres, promovendo-se um estilo de vida saudável associado a um bemestar
urbano, procurando-se incentivar o uso da bicicleta como alternativa ao
automóvel. Mas também devolver o espaço público às pessoas, com um
conceito mais dinâmico e atrativo que possibilita implementar um espaço
como este em qualquer rua, avenida ou praça, com o mínimo de
constrangimentos em termos de espaço disponível.
Para a implementação deste equipamento, também é importante a
colaboração entre as diversas entidades públicas ligadas à requalificação dos
espaços urbanos das cidades e os novos territórios periféricos, de forma a se
adequarem à realidade social do século XXI. Desta forma, pretende-se
contribuir para o desenvolvimento social e económico, ligado a uma
economia cada vez mais verde. The purpose of this project is to promote mobility, increase the quality of life in urban spaces and answer the needs of citizens that are more aware of environmental issues and the full use of public spaces, in a context of increasing awareness of an urgency of environmental issues and implications for citizens quality of life. To this end, it is proposed to create urban shelters, strategically located near already existing cycle routes, in commercial zones but also in more isolated neighbourhoods in order to requalify them, attract more people, increase the attractiveness and consequently decrease the insecurity. Methodologically speaking, this project proposes to investigate the urban environment in general, analyzing different case studies. In a second phase, it is proposed to evaluate the positive and negative aspects observed during the use of bicycle parks in urban spaces such as Amsterdam or Copenhagen. With the implementation of this bicycle park in urban spaces in Portugal, it is intended to create a common space to share between cyclists and pedestrians, promoting a healthy lifestyle associated with an urban welfare, seeking to encourage the use of the bicycle as an alternative to the automobile. But also to give public space back to people, with a more dynamic and attractive concept that makes it possible to implement a space like this in any street, avenue or square, without constraints in terms of available space. For the implementation of this equipment, it is also important the collaboration between the various public entities connected to the requalification of the city and the new suburban territories, in order to adapt to the social reality of the 21st century. In this way, it is intended to contribute to the social and economic development, linked to an increasingly greener economy. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Design do Produto |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/21319 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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