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dc.contributor.advisorVeloso, Ana Isabelpt
dc.contributor.advisorCosta, Rui Jorge Diaspt
dc.contributor.authorRibeiro, Tânia Cristina Ferreirapt
dc.date.accessioned2018-01-03T11:55:35Z-
dc.date.available2018-01-03T11:55:35Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/21315-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapt
dc.description.abstractO Acidente Vascular Cerebral (AVC), devido a um crescente aumento na sua incidência constitui um tema cujo interesse tem preocupado profissionais de saúde, governos e sociedade civil, justificado pelo estilo de vida pouco saudável e pelo envelhecimento crescente da população. Os pacientes vítimas de AVC apresentam deficiências motoras que se definem por hemiparesia. Esta patologia define-se pela diminuição da força no lado oposto ao hemisfério cerebral lesado pela hemorragia consequente do AVC, resultando em quadros clínicos de espasticidade. Os músculos espásticos são resistentes à extensão e tendem à contração, resultando em distúrbios motores graves que comprometem a capacidade do indivíduo na execução de tarefas básicas da vida diária. Para devolver a mobilidade a estes pacientes é aconselhado pelos stakeholders de saúde o tratamento com fisioterapia, mas as sessões de fisioterapia podem revelar-se insuficientes para um tratamento efetivo. Para incentivar o paciente a superar as suas dificuldades estes profissionais recomendam uma série de tarefas domésticas repetitivas que exijam o movimento do membro superior afetado, tais como, empilhar itens ou simular a limpeza de superfícies, tarefas que se revelam pouco motivadoras e monótonas. Os jogos digitais, pelo potencial de estimulação físico e cognitivo, podem revelar-se uma solução para motivar a recuperação de doentes. Em alternativa às tarefas domésticas pouco estimulantes, no presente projeto propõe-se um jogo digital de interação gestual. O objetivo é estender a fisioterapia para o ambiente doméstico, de forma a que, o jogador vítima de AVC possa praticar movimentos fundamentais para uma recuperação de uma forma lúdica e motivadora.pt
dc.description.abstractOver the past years, health professionals, governments and civil society have shown an increased interest in stroke. Indeed, this interest may be due to the increase in its incidence, unhealthy lifestyles and the aging of the population. The stroke victims are patients, who have physical disabilities defined as hemiparesis. This condition consists in a reduced strength of the members situated in the opposite side relative to the injured hemisphere, as a consequence of the hemorrhaging stroke, resulting in clinical manifestations of spasticity. Spastic muscles are resistant to the extension of the arm and they tend to shrink. This may lead to severe motor disorders that affect the individual's ability to perform daily-living tasks. Although these patients are advised by health stakeholders to do physical therapy with the purpose of giving back the mobility of its members, the therapy sessions may be insufficient for an effective treatment. Furthermore, these professionals also recommend a series of repetitive tasks that require the use of the affected upper limb, such as stacking items or simulating surface cleaning. However, these tasks may not be sufficiently motivating, being monotonous activities. A digital game, due to its potential of stimulating physical and cognitive activities, can be a solution to motivate the recovery of patients. Instead of performing domestic tasks, this project proposes a digital game with a gestural interaction. The goal of this research is to extend this motor therapy to the domestic environment, once it enables the user to practice the affected limb by using fundamental movements through a video game.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subjectJogos de computadorpt
dc.subjectFisioterapiapt
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt
dc.subject.otherJogos digitaispt
dc.subject.otherAcidente vascular cerebralpt
dc.subject.otherReabilitaçãopt
dc.subject.otherInteração humanocomputadorpt
dc.subject.otherGame designpt
dc.titleOs jogos digitais na fisioterapia do doente vítima de acidente vascular cerebralpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201595036-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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